• Carregando...

Alvaro Dias diz que vem sendo convidado por várias legendas. "Fiquei honrado com isso, mas não cogitei em nenhum momento sair do partido." Para o senador, com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de que o mandato pertence ao partido, essas especulações acabam.

Sem mudança – O PMDB de Curitiba realizou no sábado uma reunião no Braz Hotel que definiu chapa única – "Curitiba é Requião" – para a convenção municipal, marcada para o dia 25 de novembro. O atual presidente municipal do partido, Doático Santos, deverá ser reconduzido à presidência. Nas outras vagas da chapa ficaram o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (1.º vice), o deputado estadual Mauro Moraes (2.º vice) e o deputado federal Max Rosenmann (3.º vice).

Agora é – O presidente da Cohapar, Rafael Greca, até agora não tinha se posicionado oficialmente como pré-candidato à prefeitura de Curitiba – embora em maio tenha dito que, se fosse para defender a Praça do Batel, iria concorrer. Neste fim de semana, ele admitiu que pretende pleitear a vaga de candidato peemedebista.

Reconduzido – A convenção estadual do PSDB reconduziu o deputado Valdir Rossoni à presidência da legenda no Paraná. O prefeito Beto Richa ficou na 1.ª vice-presidência e o deputado federal Gustavo Fruet, na 2.ª vice. A chapa única foi aprovada pelos 455 delegados presentes na convençao, realizada ontem, em Curitiba. Para Rossoni, o resultado significou o fim da divisão interna da legenda. "Depois do trauma da divisão do partido, nas eleições para o governo do estado, conseguimos compor um acordo. O nosso dever é preparar o partido para as eleições em 2008."

Sobre o futuro – Mas o candidato dos tucanos para 2010 continua uma incógnita. Questionado se o partido lançaria o prefeito Beto Richa ou apoiaria Osmar Dias para o governo, Rossoni saiu pela tangente e afirmou que isso será decidido pelas circunstâncias. Segundo ele, há quatro nomes fortes: o prefeito Beto Richa (PSDB), o senador Alvaro Dias (PSDB), o deputado Gustavo Fruet (PSDB) e o senador Osmar Dias (PDT).

Oposição – Os delegados aprovaram na convenção tucana uma resolução que reafirmou a condição de oposição ao governador Roberto Requião (PMDB). Segundo Rossoni, o documento defende também candidaturas próprias nas eleições municipais em 2008, além de proibir aos filiados que ocupem qualquer função no governo estadual e federal, sem a permissão expressa do partido.

Vídeo – O prefeito Beto Richa não participou ontem da convenção estadual do PSDB. Segundo informou sua assessoria, o prefeito foi a São Paulo para uma reunião com empresários que podem vir a instalar indústrias em Curitiba.

Vida própria – O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) avaliou que a aclamação da chapa única na convenção tucana deve ser encarada como um marco inicial para o projeto para 2010 no estado e no país. "Todos os discursos na convenção foram sobre a unidade do partido e a necessidade de fortalecer a vida partidária." Segundo Fruet, a decisão do STF pela fidelidade partidária vai oxigenar os partidos. "Essa decisão do Supremo pode representar mudança de costumes políticos, de ter vida partidária."

Olho – A convenção estadual tucana contou com a presença do senador Osmar Dias (PDT) e dos deputados pedetistas Agustinho Zucchi, Luiz Carlos Martins, todos de olho na vaga de vice na disputa da prefeitura de Curitiba no próximo ano. A presença no encontro foi justificada por Osmar como uma demonstração da vontade de manter a aliança do ano passado para 2008, tanto em Curitiba quanto em outros municípios. Outros políticos presentes foram o deputado federal Eduardo Sciarra, representando os Democratas e o presidente municipal do PP, Alberto Klaus.

***

"Recebi convite de muita gente do PMDB, que é o partido mais forte no estado, em função de um projeto de poder estadual. Mas não tenho a intenção de mudar de partido."

Alvaro Dias (PSDB), senador, comentando os boatos de que estaria pensando em deixar o ninho tucano em busca de uma legenda que o alçasse à condição de candidato ao governo do estado, em 2010.

***

Pinga-Fogo

O Democratas realizou neste fim de semana convenções municipais em 80% dos 370 municípios em que o partido tem comissões provisórias no estado

••• Em Curitiba, a convenção elegeu como presidente do DEM municipal o deputado estadual Osmar Bertoldi, que já está pensando nas eleições do ano que vem: "Devemos eleger entre seis e sete vereadores. Somos um dos poucos partidos com um número excelente de mulheres e homens candidatos"

••• O deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), presidente da Comissão de Obras Públicas da Assembléia, vai reapresentar hoje um pedido de convocação do presidente do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Carlos Kruger Passos, para depor

••• O IBQP é acusado de ter recebido R$ 19,6 milhões irregularmente do governo estadual para fiscalizar obras em rodovias. O instituto nega as acusações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]