• Carregando...

O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) apresentou um pedido de informações ao Ministério do Trabalho para saber como e quanto foi destinado para os cursos de formação de jovens. A iniciativa teve por base as denúncias de desvios contra o Consórcio Social da Juventude no Paraná, que vêm sendo apuradas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas da União (TCU).

Filiação – O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (PE), abona hoje a ficha de filiação do vereador de Curitiba Manassés de Oliveira. Freire também dará palestra a militantes do partido em Guarapuava, antes, ao lado de Rubens Bueno, faz uma visita ao vice-prefeito de Paranaguá, Antônio Ricardo dos Santos, que é do PPS.

Bancada – Com a entrada de Manassés no PPS, a bancada do partido na Câmara de Curitiba volta a ter quatro vereadores. Segundo o líder da bancada, vereador Zé Maria, eles serão "os três mosqueteiros", uma vez que eles também eram quatro.

Definitivo – Relator do projeto que cria o Pronaf, o deputado federal César Silvestri (PPS-PR) avalia que os pequenos produtores rurais e da agricultura familiar terão maior garantia de que o programa terá continuidade nos próximos governos. O Pronaf está vigorando desde o governo FHC através de decreto e a transformação em lei deve assegurar que não seja interrompido. O relatório de Silvestri foi aprovado por unanimidade ontem pela Comissão de Agricultura da Câmara Federal.

Meio-ingresso – Está em tramitação na Assembléia um projeto que assegura o pagamento de meio-ingresso aos professores da rede pública estadual de ensino em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares. Para o autor da proposta, deputado Nereu Moura (PMDB), o projeto visa estimular os professores a freqüentar os meios culturais.

Meio ambiente – O ex-candidato a prefeito de Curitiba e ex-vereador Osmar Bertoldi (PFL) retornou dos Estados Unidos com uma série de propostas para o desenvolvimento sustentável da capital. Bertoldi, que será candidato a deputado estadual em 2006, realizou estudos em São Francisco sobre a questão do lixo.

Veto – Na segunda-feira o veto do prefeito ao projeto dos acupunturistas do vereador Luís Ernesto (PSDB) será votado na Câmara de Curitiba. Representantes dos acupunturistas dizem que existe uma máfia de branco agindo contra o projeto e prometem lotar as galerias da Câmara. Caso o veto seja mantido está programado uma carreata até prefeitura municipal. O projeto previa possibilidade de conceder alvarás para os acupunturistas.

Cartilha – A Comissão de Participação Legislativa da Câmara de Curitiba está preparando uma cartilha para distribuir para a população. O lançamento está marcado para o dia 25 de outubro. "A população precisa saber que esta é a via mais fácil e sem burocracias para apresentar projetos para a cidade", justifica o vereador Paulo Frote (PSDB), membro da comissão.

Federal – Dentro do ninho tucano se cogita da possibilidade do vice-prefeito Luciano Ducci vir a disputar uma vaga para deputado federal nas próximas eleições. Caso Ducci confirme sua intenção de concorrer uma cadeira na Câmara Federal, o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, vai ser obrigado a renunciar à presidência em abril, se desejar disputar uma vaga na Assembléia Estadual.

Juventude – O vice-presidente da UNE, Antônio Anibelli Neto, filho do deputado estadual Antônio Anibelli, também está ajudando na arregimentação de novos militantes para o PMDB. Ontem, ele abonou a ficha de filiação do vereador de São João do Triunfo, Paulo Cézar Ferreira, que deixou o PT recentemente.

Inauguração – O presidente do TRE-PR, desembargador Ulysses Lopes, inaugura hoje o Fórum Eleitoral de União da Vitória. A cerimônia está marcada para as 9h30 e a sede levará o nome do desembargador James Pinto de Azevedo Portugal. Com este, o TRE do Paraná vai completar 19 fóruns distribuídos pelo estado.

Pinga-fogo

* O deputado José Scarpellini (PSB) lamentou ontem a morte do advogado José de Oliveira Zito Castilho ocorrida na última quarta-feira.

* Scarpellini lembrou que ele era funcionário de carreira do antigo Banestado, tendo exercido cargo de gerente em diversas cidades do interior e de diretor geral da entidade.

* O nome de Márcia Lopes, que consta na lista de pesssoas que o Ministério Público em Londrina pediu a quebra de sigilo não é da secretária-executiva do Ministério da Ação Social (o nome completo dela é Márcia Helena Lopes Carvalho), e sim de uma ex-secretária da Administração de Nedson Micheleti, cujo nome é Márcia Maria Lopes de Souza.

* O pedido da quebra de sigilo foi em função das investigações do suposto caixa 2 na campanha de 2004.

* Ponta Grossa será sede do Encontro Internacional de Turismo, marcado para o fim do ano.

* Segundo o presidente da Paraná Turismo, Jorge Rosas Demiate, os encontros anteriores foram realizados na Argentina, Paraguai e Uruguai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]