• Carregando...
O jornal britânico The Guardian publicou a manchete “Polícia detem ex-presidente Lula em inquérito sobre corrupção”, mantendo a como principal destaque na capa do site. | Reprodução/The Guardian
O jornal britânico The Guardian publicou a manchete “Polícia detem ex-presidente Lula em inquérito sobre corrupção”, mantendo a como principal destaque na capa do site.| Foto: Reprodução/The Guardian

A mídia internacional repercutiu a ação de busca e apreensão feita pela PF na casa do ex-presidente Lula, que foi levado para depor na investigação da Operação lava jato sobre corrupção na Petrobras.

O maior destaque foi dado pelo francês “Le Monde”, que na página de abertura de seu site estampou uma foto de Lula sob a frase: “O ex-presidente brasileiro Lula em detenção provisória em um caso de corrupção”.

“A polícia diz ter elementos que mostram que ele se beneficiou de uma corrupção organizada dentro da companhia pública petrolífera Petrobras”, informa o texto.

O site do jornal “The New York Times”, em sua seção “World”, informa que a polícia fez busca na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O correspondente no Rio de Janeiro, Simon Romero, escreveu que o presidente está sendo investigado em um “colossal” esquema que envolve a companhia nacional de petróleo Petrobras.

O jornal britânico “The Guardian” diz que “a detenção do influente político do Partido dos Trabalhadores -mais conhecido pelo apelido de Lula- marca uma dramática nova fase da investigação Lava Jato sobre alegações de corrupção e suborno que envolvem destacadas empresas brasileiras e dezenas de políticos”.

O espanhol “El País” relata que “a polícia interroga Lula” por um caso de corrupção. O jornal também informa que, antes de levar Lula para depor, a Polícia Federal fez buscas em sua casa, em São Bernardo, antes das 6h.

A rede francesa RFI anunciou, em um boletim urgente, que o ex-presidente Lula estava sendo interpelado pela Polícia Federal no âmbito de uma investigação sobre corrupção.

Na Alemanha, o site da revista “Der Spiegel” deu destaque à ação da PF. O texto afirma que “desde 2014 a maior economia da América Latina tem sido estremecida pelo grave escândalo de propina da Petrobras”. A rede “Deutsche Welle” também mantinha a operação entre suas principais notícias, com o título “Ofensiva contra o ex-presidente brasileiro Lula da Silva”.

Na Itália, o “La Repubblica” também ressaltou que “o ex-presidente Lula foi preso”.

Na Argentina, a página de abertura do site do “Clarín” dizia: “Invadiram a casa de Lula por causa do escândalo da Petrobras e o levaram para dar declarações”.

  • Um dos principais jornais do mundo, o The New York Times publicou matéria intitulada “Ex-líder do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva é detido para inquérito”.
  • O jornal britânico The Guardian publicou a manchete “Polícia detem ex-presidente Lula em inquérito sobre corrupção”, mantendo a como principal destaque na capa do site.
  • O francês Le Monde também destacou a investigação: “Brasil: ex-presidente Lula da Silva é ouvido pela polícia em caso de corrupção”.
  • Em sua versão Espanhola, o jornal El País noticiou que Lula foi detido pela polícia para interrogação sobre corrupção na Petrobrás.
  • La Repubblica, da Itália, também menciona o escândalo da Petrobrás e o depoimento de Lula em matéria em seu site.
  • O portal de notícias do jornal argentino Clarín publicou matéria sobre o inquérito. O destaque menciona a presença da Polícia Federal na casa do ex-presidente.
  • A notícia do depoimento de Lula também ganhou destaque na página inicial do portal de notícias britânico BBC News. A machete diz “Detido Lula, ex-líder brasileiro”.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]