• Carregando...
Professor Lemos (PT) | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
Professor Lemos (PT)| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"O governador tem dito insistentemente que se manterá neutro no processo, mas acredito que, no momento oportuno, ele possa opinar. Pela relação de convivência de quatro anos como seu líder, acredito eu que estou credenciado a assumir o cargo de presidente da Assembleia."

Ademar Traiano (PSDB), deputado estadual, que diz não abrir mão da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa no próximo ano.

  • Ademar Traiano (PSDB), deputado estadual

A lei brasileira permite que candidatos doem para a própria campanha até 50% de seu patrimônio. E alguns candidatos paranaenses chegaram perto desse limite. O deputado estadual Professor Lemos (PT, foto) foi o que passou mais perto dentre os eleitos para a Assembleia Legislativa. Ele gastou R$ 129 mil, o que corresponde a 45% do patrimônio que declarou. Dos eleitos para a Assembleia paranaense, quem mais investiu dinheiro próprio foi Ratinho Júnior (PSC). Ele doou R$ 2 milhões para a sua campanha. Isso equivale a 25% de seu patrimônio declarado.

Clima de campanha

Na noite de ontem, o vereador Jairo Marcelino (PSD) ofereceu um jantar aos vereadores de Curitiba para que eventuais candidatos ao cargo de presidente da Câmara apresentassem "propostas para o futuro da Câmara" aos colegas. Segundo o vereador, até o início da noite de ontem, cerca de 25 parlamentares já haviam confirmado presença no evento, entre eles dois cotados para assumir o cargo: Pastor Valdemir (PRB) e Sabino Picolo (DEM).

Comissionados 1

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem um projeto do governo que prorroga até 2016 cargos e funções gratificadas de todas as simbologias atualmente praticadas pelas universidades estaduais. A proposta gerou questionamentos de oposicionistas, que cobram um projeto de reformulação da carreira nas instituições de ensino superior.

Comissionados 2

"O governo vem prorrogando [os cargos comissionados] desde 2009, tempo suficiente para mandar um projeto de reestruturação da carreira", disse o deputado Professor Lemos (PT). O líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), defendeu que o projeto trata apenas de uma adequação necessária. "Não há impacto financeiro nem novas nomeações, apenas a permanência de quem está no cargo", diz.

Desproporção

O Paraná tem pouco menos de 30% de negros em sua composição étnica, de acordo com os dados do IBGE. No entanto, na composição da Assembleia Legislativa, apenas 13% dos candidatos eleitos no mês passado dizem ser pardos. Os brancos equivalem a 87% do Parlamento. E nenhum candidato se declarou "preto". (De acordo com a metodologia do IBGE, pretos e pardos são considerados negros).

Adiantamento

Na sessão da última segunda-feira, os deputados estaduais aprovaram o pedido das lideranças do governo e da oposição de adiantar as sessões das quartas-feiras deste mês. Assim, nos dias 12, 19 e 26 de novembro, as sessões plenárias na Assembleia Legislativa ocorrerão no período da manhã.

Colaboraram: Rogerio Galindo, Katna Baran e Chico Marés.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]