• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na terça-feira o projeto que regulamenta a transferência integral do Imposto Territorial Rural (ITR) para os municípios. Para se beneficiarem com os 100% do imposto, as prefeituras terão que fiscalizar e cobrar. Se a União continuar com essas tarefas, as prefeituras continuarão recebendo apenas 50% do total arrecadado.

Pressão – A aprovação do projeto que regulamenta a transferência do ITR foi uma reivindicação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Luiz Sorvos, elogiou a sanção do projeto. "Esperamos, agora, que o governo e o Congresso Nacional atendam as demais reivindicações das prefeituras", avalia.

Mãos abertas – Vinte e sete deputados decidiram não receber os dois salários extras pela sessões extraordinárias do Congresso. Destes, quatro são do Paraná: Dr Rosinha (PT), Alex Canziani (PTB), Iris Simões (PTB) e Gustavo Fruet (PSDB). Dos 27, 20 não receberão o dinheiro e os demais terão os valores repassados a instituições beneficentes.

Apimentando – A TV Senado pretende mostrar na sua Retrospectiva 2005 fatos que mexeram com o cotidiano dos brasileiros no Senado e no Congresso Nacional neste ano. O pilar do programa será o ano de CPI’s: dos Correios, da Compra de Votos, dos Bingos, da Terra e da Emigração Ilegal.

Saída – O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio, colocou o deputado federal paranaense José Janene (PP) em situação difícil. Ele admitiu a jornalistas que a mulher do parlamentar, Stael Fernanda Rodrigues Janene, e outra funcionária do gabinete apareceram na movimentação financeira do empresário Marcos Valério. Serraglio não adiantou outros nomes e preferiu uma saída estratégica: "não sou da sub-relatoria de vazamentos.". Janene está em férias no litoral paranaense.

Pressão – O prefeito de Fazenda Rio Grande, Antônio Wandscher, reivindica a duplicação da BR – 116 no trecho que liga Curitiba a Quitandinha. Com pouco mais de 30 quilômetros, o trajeto é recordista em acidentes na região metropolitana e vital para a circulação de mercadorias entre o sul e São Paulo.

Mais um – O presidente da Paraná Turismo, Jorge Rosas Demiati, é outro colaborador do governo Roberto Requião que deixa o cargo no início de abril. Candidato a deputado federal pelo PMDB e com base na região dos Campos Gerais, Demiati espera se eleger defendendo maior apoio ao turismo paranaense.

Doadores – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB) acredita que os candidatos terão muita dificuldade de conseguir doações por parte de empresas para a campanha do próximo ano. Os escândalos do "Valerioduto" vão prejudicar a arrecadação, na opinião do deputado.

Surdina – A vereadora Nely Almeida, também pré-candidata ao Senado pelo ninho tucano, vem sendo ignorada pelos adversários de legenda, o senador Álvaro Dias e o presidente da Assembléia, Hermas Brandão. Enquanto os dois discutem, Nely espera trazer lideranças de todo o Paraná para apoiá-la.

Disputa jurídica – A eleição para o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus) aconteceu no dia seis de dezembro, mas os vencedores ainda não foram declarados.

A "Chapa 2" – de oposição – ganhou por apenas um voto de diferença – 784 a 783 para a "Chapa 1". Os derrotados agora tentam anular a eleição. A comissão eleitoral deve se reunir para apreciar o caso somente no dia 21 de janeiro. O impasse envolvendo a categoria, que tem cinco mil servidores, pode ir parar na Justiça.

Solada – O ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto, pode ter os direitos políticos suspensos. A Justiça recebeu duas ações civis públicadas ajuizadas pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público. Nos dois casos, o político é citado por improbidade administrativa.

Pinga-fogo

* O vereador Fábio Camargo (PFL) quer restringir o uso de garrafas e copos de vidro em casas de shows de Curitiba com capacidade superior a 500 pessoas. ••• Se o projeto for aprovado, as bebidas quentes e frias serão servidas somente em copos de plástico.

* A vereadora Dona Lourdes (PSDB) está trabalhando dobrado na semana do Natal e nesta.

* Além de bater ponto na Câmara de Curitiba, no período da tarde, percorreu diversos bairros com problemas de infra-estrutura pela manhã.

* O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, disse que está disposto a enfrentar o senador Álvaro Dias nas prévias do PSDB pela disputa da vaga para o Senado.

* Mas não vai aceitar intervenção do diretório nacional na escolha.

* O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, está na praia, mas a casa dele mais parece um escritório político.

* Ele tem sido procurado por lideranças políticas do Paraná inteiro para conversar sobre as eleições de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]