• Carregando...

Em entrevista nesta segunda-feira, o presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PTB-SP), divulgou uma nota na qual volta a condenar a renúncia de integrantes do colegiado. Izar diz que o afastamento dos parlamentares "frustra as expectativas da sociedade brasileira de poder contar com um canal isento e confiável nas investigações".

Izar critica o plenário da Câmara por ter contrariado seis dos onze pareceres do Conselho, demonstrando "inequivocadamente a existência de uma orquestração malévola entre os denunciados, visando à impunidade, com efeitos devastadores sobre a imagem do poder legislativo brasileiro".

Na entrevista, Ricardo Izar disse que dois deputados já oficializaram a renúncia ao mandato no Conselho: Orlando Fantazzini (PSOL-SP) e Carlos Sampaio (PSDB-SP). Segundo ele, outros três deputados devem formalizar a renúncia nesta terça-feira: Julio Delgado (PSB-MG), Chico Alencar (PSOL-RJ) e Benedito de Lira (PP-AL).

O presidente do Conselho disse que, com a saída dos parlamentares, vai pedir aos partidos que indiquem deputados com um novo perfil: "que tenham conhecimento jurídico, não sejam radicais e que sejam experientes".

Izar disse ainda que amanhã deve sortear o novo relator do processo contra o deputado José Janene (PP-PR), uma vez que a relatora original, a deputada Angela Guadagnin (PT-SP), está afastada do Conselho. O sorteio será feito entre os deputados Nelson Trad (PMDB-MS), Jairo Caneiro (PFL-BA) e Ann Pontes (PMDB-PA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]