• Carregando...

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) negou, em discurso no plenário do Senado nesta terça-feira (10), ter acusado integrantes do partido de contratarem uma empresa para investigá-lo. O senador acusou o presidente da Casa, José Sarney (PMDB, de ter "distorcido" suas declarações nos ofícios enviados à Procuradoria-Geral da República e ao ministro da Justiça, Tarso Genro, pedindo investigação da denúncia.

"Vossa Excelência procura, não sei com que objetivo, distorcer a matéria da ‘Veja’, e, por conseqüência, minhas declarações, ao afirmar que denunciei uma investigação contratada por integrantes do PMDB", disse Jarbas a Sarney.

O senador disse que não citou o partido, sua direção, ou qualquer dos seus integrantes, "apesar de haver sido ameaçado publicamente por vários deles". "Só acusaria alguém se possuísse provas e custo acreditar que tal iniciativa pudesse ter origem no Senado Federal", disse.

De acordo com a Agência Senado, Sarney afirmou que não atribuiu a Jarbas a acusação de que o PMDB teria contratado uma empresa para espioná-lo, mas apenas transcreveu as informações da revista que publicou a denúncia.

Jarbas Vasconcelos, que há algumas semanas acusou o próprio partido de corrupção, disse à edição da revista "Veja" desta semana ter sido vítima de espionagem.

Nesta terça (10), o ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que a Polícia Federal (PF) vai abrir inquérito para investigar a denúncia de suposta espionagem ao senador.

Outras denúncias

Apesar de ter elogiado a agilidade de Sarney em encaminhar o pedido de apuração sobre as denúncias, Jarbas acusou a Casa de não ter usado a mesma rapidez para investigar outras denúncias de parlamentares supostamente vítimas de espionagem.

O senador citou denúncias, feitas em 2007 pela mesma revista, de que os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Demóstenes Torres (DEM-GO) também teriam sido vítimas de suposta espionagem durante o processo que determinou o afastamento do ex-presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

"Espero que não só este senador, mas todos os demais tenham o privilégio de contar em seu favor com o interesse da presidência do Senado em usar todos os instrumentos ao seu alcance para restabelecer a verdade dos fatos quando integrantes desta Casa e seus familiares mais próximos forem vítimas de escuta clandestina ou de vazamento de investigações da Polícia Federal ou do Ministério Público", disse Jarbas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]