• Carregando...

A bancada do governo está estudando uma fórmula para garantir a permanência na Assembléia do líder do PMDB, Antônio Anibelli. Suplente de deputado, ele deveria estar se despedindo do mandato com o retorno do titular, Caíto Quintana, que estava na chefia da Casa Civil. Mas Anibelli pode ganhar mais tempo. É que o colega de partido Mário Sérgio Bradock deve se licenciar do mandato, abrindo vaga para o líder.À francesa – Além de Quintana, outros dois deputados voltam a ocupar suas cadeiras a partir de amanhã: Vanderlei Iensen, que ficou dois anos como chefe de gabinete do governador e Edson Strapasson, que deixou a Secretaria de Assuntos Metropolitanos. Em contrapartida, voltam para casa Ademir Bier e César Seleme. De malas prontas, Seleme deixou a turma do governo exacerbada por ter votado favorável à emenda antinepotismo da Assembléia.

Resposta – A bancada federal do PPS conseguiu emplacar a a abertura de processo contra a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) por quebra de decoro parlamentar. Ela dançou no plenário da Câmara no dia 22 para comemorar a absolvição de João Magno (MG), acusado de beneficiário do mensalão. "A indignação da população, que já era grande com as denúncias de corrupção envolvendo a base do governo, ficou maior ainda com a dança da pizza", disse o deputado federal Cezar Silvestri (PPS-PR).

Melhor – Os membros da comissão especial da Assembléia Legislativa criada para discutir a emenda constitucional antinepotismo rebatem as críticas do governo de que a proposta tem alcance limitado porque não abrange o nepotismo cruzado entre poderes. "Tivemos o cuidado de fazer uma emenda que está dentro da lei e que vai sim acabar com esse negócio de colocar parentes em cargo público", diz o deputado Luiz Fernandes Litro (PSDB), que ajudou a elaborar o texto final da proposta.

Cai – Os deputados estaduais querem aproveitar a onda de derrubada de vetos do governador para fazer o mesmo em relação ao projeto que define um número máximo de alunos por sala de aula no ensino médio e fundamental. O pedido foi feito por representantes da APP- Sindicato dos Professores ao vice-presidente da Comissão de Educação, Reni Pereira (PSB). "Derrubamos três vetos do governo na semana passada e vamos mobilizar deputados de todos os partidos para mais esse", disse.

Basta – O vereador de Curitiba, Ney Leprevost (PP), disse que os impostos no Brasil chegaram ao limite. Cada brasileiro pagou R$ 3,9 mil em tributos em 2005 aos governos municipal, estadual e federal. A carga tributária subiu 37,82% do PIB, 1,02% em 2005. "Isso só reforça a incompetência do governo Lula e de todos que apostaram que a carga seria mantida nos níveis de 2002. As empresas brasileiras não suportam mais pagar tanto", disse.

Serviço – O vereador Fábio Camargo (PFL) justificou o fato de seus ônibus estarem transportando eleitores ao TRE para regularizar os títulos eleitorais. "Atendo as comunidades no que elas necessitam. Meus veículos também transportam pessoas para hospitais e postos de saúde e também auxiliam em enterros nos bairros. Este trabalho deveria ser do poder público, como eles não fazem, os vereadores têm que fazer. Nos obrigamos a ser assistencialistas embora não seja a nossa função", explicou. O transporte de eleitores, por não ser dia de eleição, não é considerado crime eleitoral.

Prestígio – Durante a posse de Cláudio Lembo (PFL) na prefeitura de São Paulo, na sexta-feira, Alckmin, que deixou o governo paulista para concorrer à Presidência da República, convidou o ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (PFL) para trabalhar na elaboração do plano de governo tucano. Cassio que pretende trabalhar na sua campanha para deputado federal não descartou a hipótese de integrar a equipe de Alckmin.

Responsabilidade – O deputado José Domingos Scarpellini (PSB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, considerou absurda a decisão da promotora Maria Luíza Correia de Mello, de Piraí do Sul, de interditar o abrigo Lar das Meninas Origena Vargas e determinar que as dez crianças sejam encaminhas em dupla para as casas de cinco funcionários da prefeitura, entre os quais, o prefeito Valentin Milleo. "Por que a promotora não assumiu a responsabilidade pela guarda levou duas crianças para a casa dela?", perguntou o deputado.

Pinga-fogo

* O ex-conselheiro do Tribunal de Contas Rafael Iatauro assume oficialmente amanhã seu novo cargo público, o de chefe da Casa Civil.

* Iatauro recebe o cargo de Quintana, às 10 horas, no Palácio Iguaçu."O Palácio Iguaçu está querendo blindar a candidatura do Osmar".

* A frase é do líder da bancada do PDT, Luiz Carlos Martins, sugerindo que o governador está "com medo" de ter que enfrentar o senador Osmar Dias (PDT) nas eleições de outubro.

* Segundo o deputado, o pré-candidato espera uma resposta da executiva nacional em meados de abril para definir seu futuro político.

* Se a emenda contra o nepotismo proposta pelo governador estivesse vigorando, não seria possível o PMDB acomodar na Assembléia os três suplentes e companheiros que ganharam cadeiras no atual mandato.

* É que a proposta de Requião proíbe deputados de serem nomeados como secretários de estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]