Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Defesa

Jobim defende rápida aprovação de projeto sobre as Forças Armadas

Ministro dise que não há pressa, mas ressaltou que aumento de poder do exército deslocou o tráfico para os mares e rios

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que o projeto de lei complementar 97, que estende o poder de polícia que o Exército hoje possui para a Marinha e a Aeronáutica, poderá ser encaminhado ao Congresso Nacional somente no final do mês. Jobim explicou que o projeto está pronto, mas que talvez o presidente Lula optasse por enviá-lo depois, para que ele (ministro) estivesse de volta no país para fazer as negociações com os parlamentares. Jobim cumpre, a partir desta terça-feira, uma agenda internacional, quando viajará para Bélgica, China e Canadá até o dia 23 de novembro.

Jobim disse que o projeto não irá com urgência, mas defendeu a importância de ele entrar em vigor o mais rápido possível. Segundo o ministro, as forças precisam deste poder para executarem sua missão. Jobim lembrou que, com o poder de polícia do Exército e com a lei do abate, o narcotráfico se deslocou para a região dos rios e a Marinha não tem como revistar as embarcações ou prender quem estiver fazendo tráfico. Ele lembrou que a Marinha não tem poder de patrulhar o mar. "Isso é um absurdo", disse.

Com a alteração da lei, destacou o ministro, eles poderão executar essa tarefa como ação subsidiária. O ministro lembrou também que é importante que a Aeronáutica possa, uma vez colocando o avião irregular no chão, fiscalizá-lo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.