• Carregando...

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta segunda-feira que o projeto de lei complementar 97, que estende o poder de polícia que o Exército hoje possui para a Marinha e a Aeronáutica, poderá ser encaminhado ao Congresso Nacional somente no final do mês. Jobim explicou que o projeto está pronto, mas que talvez o presidente Lula optasse por enviá-lo depois, para que ele (ministro) estivesse de volta no país para fazer as negociações com os parlamentares. Jobim cumpre, a partir desta terça-feira, uma agenda internacional, quando viajará para Bélgica, China e Canadá até o dia 23 de novembro.

Jobim disse que o projeto não irá com urgência, mas defendeu a importância de ele entrar em vigor o mais rápido possível. Segundo o ministro, as forças precisam deste poder para executarem sua missão. Jobim lembrou que, com o poder de polícia do Exército e com a lei do abate, o narcotráfico se deslocou para a região dos rios e a Marinha não tem como revistar as embarcações ou prender quem estiver fazendo tráfico. Ele lembrou que a Marinha não tem poder de patrulhar o mar. "Isso é um absurdo", disse.

Com a alteração da lei, destacou o ministro, eles poderão executar essa tarefa como ação subsidiária. O ministro lembrou também que é importante que a Aeronáutica possa, uma vez colocando o avião irregular no chão, fiscalizá-lo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]