• Carregando...

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, receberá 21 vôos domésticos de Congonhas. Em uma visita ao aeroporto neste sábado, ele admitiu que Viracopos precisa de mudanças e que uma reforma emergencial começará já na próxima semana. Segundo ele, será uma espécie de plano diretor de emergência. Para Jobim, a principal providência a ser tomada a curtíssimo prazo é a ampliação da área de check-in, onde deverá ser instalado um painel maior de informação de atrasos de vôos e horários de embarque.

Acompanhado do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, e do presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, o ministro disse que a pista do aeroporto também passa por problemas. De acordo com o superintendente regional da Infraero, Edgar Brandão Júnior, as pistas do Aeroporto de Viracopos passarão por reforma no ano que vem. Ele disse que a pista de taxiamento deverá ser alargada em 15 metros e a de pouso, que tem 2.040 metros de comprimento, deverá ter uma reforma total.

- A pista não é reformada há 20 anos. E a cada 20 anos deve se passar por uma reforma - disse Brandão Júnior.

O pedido de reforma foi encaminhado há cerca de 4 meses.

- Mas não há riscos. A pista está em boas condições, com grooving, tudo em ordem. Faremos agora os reparos necessários - afirmou o superintendente regional.

Atualmente, o aeroporto atende 800 mil usuários por ano. A idéia é passar a atender 2 milhões de passageiros. A vocação de Viracopos é o transporte de cargas e, com as mudanças em razão da crise aérea, a previsão do prefeito da cidade, Dr. Hélio (PDT), é que nos próximos anos Viracopos passe a receber 6 milhões de usuários.

- O ministro vai colocar mais verbas no PAC para a expansão de Viracopos porque não podemos mudar a vocação do aeroporto. Já estamos com 80% da vocação de cargas lotada. É preciso R$ 150 milhões para desapropriações na construção da segunda pista do aeroporto - disse o prefeito.

O ministro da Defesa chegou hoje por volta das 9h45m ao aeroporto de Viracopos. Ele não quis comentar a intenção do governo de construir um trem para ligar Campinas a São Paulo. Segundo ele, essa é uma medida a longo prazo. Jobim afirmou, no entanto, que está sendo estudada uma linha expressa de ônibus que para ligar o aeroporto à capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]