• Carregando...

Membros da CPI

• Jorge Bernardi (PDT) - presidente

• Serginho do Posto (PSDB) - vice-presidente

• Bruno Pessuti (PSC) - relator

• Pastor Valdemir (Bloco PRB/PSL) - sub-relator

• Geovane Fernandes (Bloco PTB/DEM)

• Professora Josete (PT)

• Cristiano Santos (PV)

• Chico do Uberaba (Bloco PMN/PSD)

• Chicarelli (PSDC)

• Noêmia Rocha (PMDB)

• Mauro Inácio (PSB)

• Toninho da Farmácia (PP)

• Paulo Rink (PPS)

Câmara de Vereadores de São Paulo também cria CPI

A Câmara de São Paulo instaurou a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigará os contratos do sistema de ônibus e vans da cidade em sessão na manhã desta sexta-feira (28).

No entanto, a única decisão tomada pelos vereadores foi marcar uma reunião para terça-feira, quando será definido o calendário da comissão e a eventual convocação de pessoas para prestar depoimentos.

Fonte: Folhapress

O vereador Jorge Bernardi (PDT) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Vereadores de Curitiba que vai investigar o transporte público da capital, chamada de CPI da Urbs. O vereador Bruno Pessuti (PSC) será o relator da comissão, que foi instalada oficialmente na manhã desta sexta-feira (28).

No total, 12 dos 13 membros da CPI participaram da reunião inaugural do processo de investigação. Bernardi recebeu 11 votos favoráveis à indicação como presidente, mesmo número de votos que deram a relatoria a Pessuti. Houve unanimidade porque o presidente não vota - assim, o total de votos foi de 11.

Dois cargos não tiveram consenso entre os vereadores. Um deles foi o de vice-presidente, para o qual três vereadores foram indicados: Serginho do Posto (PSDB), José Carlos Chicarelli (PSDC) e Mauro Ignacio (PSB). O vereador tucano acabou vencendo a votação com oito votos. O segundo cargo que não teve unanimidade foi o de sub-relator. O pastor Valdemir Soares (PRB), candidato único, teve 10 votos favoráveis e um contra, da vereadora Professora Josete (PT).

"É inadmissível que o vereador Pastor Valdemir ocupe uma posição tão importante mesmo tendo o histórico de ter sido um dos principais responsáveis por arquivar o processo [que investigava fraudes em contratos de publicidade] contra Derosso [ex-vereador e ex-presidente da Câmara]", disse Josete, ao votar.

Valdemir Soares reagiu e disse que voto contra dela foi feito porque Josete almejava o lugar dele. "A vereadora só fez essas afirmações porque não conseguiu viabilizar a própria candidatura ao cargo de sub-relatora".

Durante a reunião foi definido, ainda, que a primeira sessão acontecerá na próxima segunda-feira (1º), no plenário da Câmara, às 14 horas. "As sessões vão ser todas abertas ao público. Vamos investigar especialmente a última licitação. A princípio, boa parte dos problemas que ocorrem no transporte hoje é decorrente desse processo", relatou.

Investigações

A comissão vai investigar diversos aspectos do transporte coletivo de Curitiba. Entre eles, indícios de lucro excessivo e irregularidades em processos licitatórios e no recolhimento de ISS pelas empresas da Rede Integrada do Transporte Coletivo (RIT). Os contratos de concessão do serviço e o Fundo de Urbanização de Curitiba também serão analisados.

Em sessão na quarta-feira (26), os vereadores fizeram mudanças ao texto apresentado um dia antes por José Carlos Chicarelli (PSDC). As alterações estabelecem que não haverá limitação no período investigado e a finalidade CPI foi ampliada. O prazo é de 90 dias – no requerimento original, eram 120.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]