• Carregando...

O deputado federal José Aníbal, líder do PSDB na Câmara Federal, acusou o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), e sua filha, a deputada federal Luciana Genro (PSol), de estarem por trás dos protestos que o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do Rio Grande do Sul (FSPE/RS) vêm fazendo contra a governadora Yeda Crusius (PSDB) nos últimos meses. Aníbal também afirmou que a mobilização "é orquestração política para 2010", quando o petista vai disputar o governo gaúcho e terá entre seus adversários a tucana, que buscará a reeleição. De Genebra, na Suíça, onde participava de uma reunião da União Interparlamentar, o tucano demonstrando indignação com o protesto de quinta-feira, quando cerca de 200 manifestantes ficaram diante da casa da governadora e foram afastados de lá pela Brigada Militar, que chegou a deter seis deles por desacato à autoridade. "Tudo isso está sendo articulado pelo ministro Tarso Genro e sua filha Luciana, essa desequilibrada."

Outro lado

Tarso não quis comentar as declarações de Aníbal. Luciana disse que "Se ele acha que há conspiração tem que incluir a viúva do Marcelo Cavalcante (Magda Koenigkan), o Lair Ferst, o vice-governador Paulo Afonso Feijó, que é do DEM, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal", arrolou, referindo-se a pessoas que já foram próximas a Yeda e instituições que fizeram acusações ou teriam provas de irregularidades cometidas pela governadora.

Dilma e Obama

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na próxima terça-feira, em Washington. O encontro está na programação oficial da viagem da ministra à capital norte-americana, onde participará da 4ª Reunião do Fórum de Altos Executivos de Empresas do Brasil e dos Estados Unidos.

Furou

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que deveria lançar o programa Projovem Trabalhador em Pinhais (região metropolitana de Curitiba) na quinta-feira à noite, faltou ao evento. Segundo o PDT, o avião que ele estava não conseguiu pousar em Curitiba.

Adesão petista

Mas o palanque para o lançamento do Projovem não ficou desfalcado. Ao lado de Osmar figuravam a presidente do PT do Paraná, Gleisi Hoffmann, o senador Flávio Arns e o deputado federal Ângelo Vanhoni.

Ministros sobrando

Por outro lado, o prefeito de Curitiba em exercício, Luciano Ducci (PSB), ficou ladeado ontem por dois ministros. Paulo Bernardo, do Planejamento, e Carlos Minc, do Meio Ambiente, estiveram na cidade para acompanhar o lançamento do Instituto LIFE, primeira certificadora internacional de biodiversidade.

Caiado na mira

O Ministério Público Eleitoral em Goiás (MPE-GO) entrou ontem com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a cassação do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO). O parlamentar é apontado pela Procuradoria Eleitoral como responsável pela prática de captação e uso ilícitos de recursos durante a campanha eleitoral de 2006, quando Caiado foi eleito deputado federal.

Reafirmando

O deputado estadual Fabio Camargo reiterou em um programa de tevê as acusações de irregularidade eleitoral contra o prefeito Beto Richa. Ele gravou a entrevista ontem para o Programa Jogo do Poder, que vai ao ar no domingo às 23 h, na CNT.

Twitter contra o fumo

O vereador Tico Kuzma (PSB) criou um perfil no twitter, rede social da internet, específica para falar sobre o fumo em Curitiba. No endereço http://twitter.com/naofumecuritiba ele quer convencer as pessoas das vantagens de proibir o fumo em locais fechados. Ele conta que em três dias arregimentou 40 seguidores (que se cadastram para acompanhar o perfil), mas também teve quem rejeitou o convite.

Pelo diploma

Dirigentes de 31 sindicatos de jornalistas de todo país e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se reuniram ontem na capital paulista. Eles discutiram estratégias a serem tomadas com relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de abolir a obrigatoriedade do diploma para exercício da profissão. A Fenaj está negociando com o Congresso Nacional e o governo federal para que o diploma possa voltar a valer.

Sem generalizar

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) comentou, em um artigo, que tem recebido muitas correspondências de pessoas criticando os parlamentares. Para Rosinha, deve-se evitar a generalização. "O Congresso de fato não está funcionando bem. Mas trata-se de uma instituição necessária à democracia. Caso não esteja cumprindo a sua função, e não está, temos que reformular o funcionamento e cobrar mais compromisso de seus integrantes."

Banco Santos

O ex-controlador do Banco Santos Edemar Cid Ferreira e mais três pessoas terão de devolver R$ 5,4 milhões ao Fundo Nacional da Cultura (FNC). O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou ontem o ex-banqueiro e três diretores da associação BrasilConnects Cultura por não prestarem contas ao Ministério da Cultura de recursos repassados entre 2001 e 2002 para a entidade, da qual Edemar era presidente.

Pinga-fogo

"Requião tem razão! A PEC da Transparência deve ser aprovada o mais rápido possível. O PT estará junto com o governador nesta proposta."

Da presidente do PT estadual, Glesi Hoffmann, comentando o pedido de urgência encaminhado pelo governo à Assembleia para a votação do projeto de emenda constitucional que obriga todos os poderes a divulgarem suas despesas na internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]