• Carregando...

Julieta Reis foi eleita vereadora pela primeira vez em 96, pelo PFL. No final do ano passado trocou o partido pelo PSB, depois se reeleger duas vezes pela mesma legenda. Em outubro, Julieta vai tentar trocar a Câmara de Curitiba pela Assembléia Legislativa.

Gazeta do Povo – Por que você trocou o PFL pelo PSB?

Julieta Reis – Mudei por causa da legenda. Em 1992, quando tentei minha primeira eleição, pelo PDT, seria eleita por qualquer partido, menos aquele em que estava filiada. O golpe me fez compreender que eu precisava entender as regras do tal coeficiente eleitoral. Na época eu não analisava matematicamente uma eleição. A derrota me fez estudar o funcionamento do processo eleitoral. Compreendi as artimanhas e pesquisei qual seria o melhor partido para disputar as eleições de 96. Em 92 eu tinha feito dois mil e quinhentos votos. Teve vereador que entrou com dois mil e cem. Percebi que se estivesse disposta a participar do jogo político teria que me adequar às regras. No ano passado quando decidi disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa vi que no PFL não teria chances. Não teria chances antes mesmo do início da campanha eleitoral?

A legenda do PFL é muito forte. Por isso escolhi o PSB. Não foi uma escolha pura e simples onde os candidatos estivessem todos em igualdade de condições – foi ideológica também. Do ponto de vista eleitoral agora tenho chance de me eleger. Em campanhas você precisa ter motivação. Sem motivação você não trabalha bem. Se você perceber que não tem condições de se eleger então...

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]