• Carregando...

As principais lideranças políticas do Paraná se reúnem amanhã, às 10 horas, no plenarinho da Assembléia Legislativa para lançar oficialmente a Frente Parlamentar pelo Direito à Legítima Defesa. Estarão na capital o deputado federal Alberto Fraga (PFL-DF), presidente nacional da Frente, e o deputado federal Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP). O movimento vai pregar o voto "Não" à proibição da venda de armas no Brasil no referendo marcado para 23 de outubro.

Venham – A tese do presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), sobre um suposto apoio dos tucanos ao PMDB foi bem recebida pela equipe palaciana. "Seriam bem-vindos. Temos afinidade muito grande com o Hermas e a bancada", disse o chefe de gabinete do governador, Vanderlei Iensen. Dos 9 deputados estaduais do PSDB, Iensen lembra que sete são aliados. Não votam com o governo apenas o líder da bancada de oposição, Valdir Rossoni, e o líder do partido, Ademar Traiano.

Estratégia – A direção nacional do PPS traçou uma meta para as eleições de 2006: eleger 43 deputados federais e fazer mais de 6 milhões de votos para a Câmara dos Deputados. Segundo o único deputado federal do partido no Paraná, Cesar Silvestri, que vai disputar a reeleição, o PPS deverá lançar 414 candidatos. Em 2002, quando foram eleitos 15 parlamentares, a legenda lançou 218. Em Curitiba, um Congresso Estadual no dia 26 de novembro vai discutir a candidatura de Rubens Bueno ao governo.

– O mais novo pedetista, o deputado estadual Luiz Carlos Martins, disse que o pré-candidato a governador, senador Osmar Dias, não está fazendo promessas de campanha porque "o povo está cheio de falação" e quer resultados de tudo o que está acontecendo no Brasil. "Estão enganados aqueles que acham que o senador está quieto e parado. Ele está trabalhando com objetividade num projeto respaldado por vários partidos", disse. "O que vai encantar o povo nas eleições é a sinceridade", prevê.

Preparando – O presidente estadual do PP, deputado federal Dilceu Sperafico, diz que o partido tem uma lista de 10 candidatos a deputado federal e 35 que devem concorrer à Assembléia Legislativa. Resta saber com quem irá coligar. Sperafico afirma que a tendência é somar com a banda de oposição ao governo.

Nosso – Só depende do governador Roberto Requião (PMDB) sancionar a lei do pólo tecnológico de Foz do Iguaçu. O autor do projeto, deputado Reni Pereira (PSB), disse que a aprovação por unanimidade mostra que a Assembléia concorda que o governo do Paraná não deve ficar na "contramão da história". O deputado diz que sonha em ver nos computadores e aparelhos eletrônicos a inscrição "made in Foz". As peças seriam importadas do Paraguai, mas os produtos montados no município paranaense.

Sobrevivência – "No último ano do mandato, é um salve-se quem puder, vai pelo espaço a ideologia e tudo mais". A avaliação é do presidente estadual do PL, deputado federal Oliveira Filho, sobre o troca-troca de partido daqueles que têm como prioridade a reeleição. O desespero, segundo ele, é em vão porque ninguém, seja em qualquer partido, vai passar por um "11 de setembro" desses imune. Para o deputado, não há como enfrentar um vendaval de denúncias e uma crise política sem seqüelas.

Programa – O Paraná terá um Programa Estadual de Atendimento às Crianças e Adolescentes Dependentes de Drogas, batizado de "Sim à Vida, Não às Drogas". O projeto, de autoria de Mauro Moraes (PMDB) e sancionado pelo governador, prevê a internação emergencial, para os casos agudos de overdose e síndrome de abstinência, tratamento ambulatorial, orientação e apoio psicológico às famílias e ações de prevenção.

Decidido – O vereador de Curitiba Ney Leprevost (PP) afirmou que vai votar "Não" no referendo sobre a proibição da venda de armas no Brasil. Leprevost afirma que mesmo não tendo armas, os governos não tem garantido a segurança das pessoas, e que o problema não são as armas que estão nas mãos das pessoas comuns e sim com os bandidos. O vereador lembrou ainda da questão histórica, que os governos totalitários adotaram o desarmamento como suas primeiras medidas.

Pinga-fogo

* O governador Roberto Requião (PMDB) embarcou ontem para França numa comitiva com 70 pessoas, mas não deixou para trás seus dois fiéis escudeiros.

* Requião fez questão de levar a tiracolo os deputados estaduais Alexandre Curi e Nereu Moura.

* Os dois parlamentares estão há dias treinando francês básico. Ao menos um "joie" (prazer) está garantido.

* A direção do PRTB do Paraná avisa que o vereador Custódio da Silva será muito bem recebido pelo partido, mas entra como um reforço e não para assumir a presidência.

* O vereador de Colombo, Joel Cordeiro (PDT), que cumpre o segundo mandato é um dos pré-candidatos a deputado estadual do partido em 2006.

* Ele deixou o PSC e ingressou no PDT na semana passada a convite do senador Osmar Dias (PDT).

* O prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski (PMDB), inovou e montou um curso de pós-graduação em Pedagogia Escolar para 50 professores municipais.

* O curso é ministrado pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) e segundo ele, é uma forma da prefeitura facilitar a especialização dos docentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]