• Carregando...

As universidades brasileiras devem estar baseadas no tripé: ensino, pesquisa e extensão. No caso do curso de Direito uma das formas de concretizar a extensão acadêmica é o oferecimento de assessoria jurídica pelos alunos por meio dos Núcleos de Prática Jurídica. Para os estudantes, é bom porque têm contato com a realidade da atuação como advogados; para a sociedade, representa uma forma de busca pela satisfação de direitos daqueles que não teriam condições de arcar com os honorários de um advogado.

No Paraná, os NPJs foram durante muito tempo a primeira opção da população de baixa renda na busca por assessoria jurídica, tendo em vista que até 2011 não existia no estado a Defensoria Pública. Mesmo depois de sua implantação, o órgão ainda não é capaz de atender a todos que dela necessitam, o que faz dos escritórios modelos das universidades uma boa opção para quem precisa de apoio jurídico. Confira na reportagem de capa.

Já o entrevistado da semana é o professor alemão Kai Ambos, um estudioso do Tribunal Penal Internacional (TPI). Segundo ele, o Brasil, mesmo sendo um Estado membro, até hoje não fez nada para implementar o tribunal internamente.

Boa leitura!

Kamila Mendes Martins, jornalista e advogada. Editora do caderno Justiça & Direito

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]