• Carregando...

A primeira fase do XI Exame de Ordem acontece no domingo, 18 de agosto. Está na hora de esquecer fracassos em provas anteriores e se concentrar na que está por vir. A pedido do caderno Justiça & Direito, professores de Curso Luiz Carlos e Jurídico elaboraram dicas sobre o que fazer nessa reta final. Publicaremos parte delas nesta edição e novas indicações na semana que vem. Aproveite.

Psicológico

Não basta a preparação técnica, nestes momentos finais é importante a preparação psicológico-espiritual. Não se trata de motivação barata, mas a busca por uma atitude mental serena e confiante na hora da prova. Um pouco de ansiedade é normal e previsível, afinal o homem é um feixe de emoções, mas negligenciando esse importante fator, alguns alunos chegam na "hora da verdade" desesperados e perdidos e realizam a prova de maneira confusa e pessimista colocando a perder toda a preparação. Agora, se não houve preparação, dedicação e estudo adequados, a consciência pesa, o desespero bate e então não adianta fugir ou culpar o Exame de Ordem, mas mudar a postura até o próximo exame porque "a semeadura é livre, mas a colheita é certa".

Repetição

Refaça as provas dos exames anteriores, principalmente as três últimas. Observa-se que a banca examinadora privilegia determinados assuntos, que reiteradamente têm sido cobrados. Além disso, você se acostumará com o formato da prova, e isso dará agilidade e segurança no dia do exame.

Disciplinas

Estude priorizando as seguintes disciplinas: constitucional, administrativo, civil, processo civil, penal, processo penal, consumidor e estatuto da OAB, com o código de ética. Essas disciplinas representam mais de 50% da prova. O Exame de Ordem não é um concurso público e você precisa acertar 40 das 80 questões para ir à segunda fase.

Direito Constitucional

A primeira fase da prova de Direito Constitucional tem como pilares o controle de constitucionalidade, o Poder Legislativo (com ênfase para o processo legislativo), o Poder Judiciário, o Poder Executivo, a nacionalidade, os direitos políticos, a organização política da República Federativa do Brasil e os direitos fundamentais. Cada um desses pontos deve ser revisado com muita atenção nesses dias que antecedem a prova! Em matéria de leitura de dispositivos constitucionais, além do tema controle de constitucionalidade, é imprescindível rever os artigos 5, 7, 12, 14, 15, 21 ao 24, 25, 37, 60 ao 69, 76 ao 86, 92, 97, 102 ao 105. Estatisticamente, esses são os artigos com maior incidência na primeira fase.

Temas do momento

Lembre-se de que neste ano a presidente Dilma disse, em rede nacional, que convocaria um plebiscito. Ela estava errada, pois plebiscito e referendo consubstanciam "democracia direta" e compete apenas ao Congresso Nacional convocar plebiscito e autorizar referendo (CF, art. 49, XV).

Dificuldades

Seguindo a dica da repetição o aluno irá verificar em qual matéria/conteúdo teve o desempenho reduzido e necessita de especial atenção, estabelecendo uma "escala de prioridades" de revisão de conteúdo. Como o tempo é reduzido, escalone as matérias.

Fontes: professores Carlos Alberto Barbosa, Nourmirio Bittencourt Tesseroli Filho, Pedro Luciano, André Tesser, Sérgio Staut, Luciana Pedroso Xavier, Marília Pedroso Xavier, Vanderlei Taverna e Antonio Kozikoski.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]