Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reclamação

Advogados protestam contra demora na análise de processos

Até pela vestimenta dos manifestantes, um protesto realizado no final do mês passado chamou a atenção. De terno e gravata, advogados percorreram algumas das ruas centrais de Curiúva, no Norte Pioneiro, pedindo reforço no Judiciário local. Nada de cartazes improvisados com cartolina e canetinha – o protesto ficou estampado em uma faixa plotada, que trazia um termo pouco conhecido da população: “prestação jurisdicional”. Em outras palavras, o grupo clamava por mais estrutura para garantir que os processos judiciais fossem analisados com mais celeridade.

A comarca de Curiúva abrange também os municípios de Sapopema e Figueira, totalizando uma área com 28 mil habitantes. Para todas as demandas judiciais há apenas uma vara – que atende de questões de família, como separação e pensão alimentícia, a casos de roubo e assassinato. O resultado são mais de 10 mil processos acumulados, muitos parados há anos. Maicow Régis de Freitas Mercer, presidente da OAB de Telêmaco Borba, comenta que alguns tipos de ações, como as criminais envolvendo réus presos, têm prioridade, e que, assim, os demais processos vão ficando encalhados. Mercer destaca que a única juíza da comarca, Cynthia de Mendonça Romano, demonstra boa vontade para se dedicar ao trabalho, mas que o problema envolve questões de estrutura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.