• Carregando...
 | Divulgação/OAB-PR
| Foto: Divulgação/OAB-PR

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) comemorou 85 anos na noite de terça-feira (15) em solenidade realizada na sede da entidade, em Curitiba. Participaram do evento o presidente nacional da entidade, Cláudio Lamachia, presidentes de diversas seccionais, conselheiros federais e representantes dos três poderes no Paraná.

Durante o a cerimônia, o presidente da entidade, José Augusto Araújo de Noronha, relembrou a história da Ordem no Paraná, criada em um momento de crise econômica e política, na década de 1930. Ele ressaltou que, ao longo dos anos, a OAB-PR “se multiplicou de um modo avassalador” e hoje tem 60 mil advogados ativos.

O presidente também relembrou a atuação da seccional do Paraná na defesa da democracia no Brasil. Em 1972, no encontro de presidentes de seccionais realizado na capital paranaense, houve o primeiro manifesto da OAB contra o Ato Institucional nº 5. E, na Conferência Nacional dos Advogados, também em Curitiba, em 1978, houve um importante movimento pelo fim do AI-5 e pela redemocratização do país.

Na solenidade, também se relembrou que, a fundação da OAB-PR contou com a participação de 118 advogados, havendo apenas uma mulher: Valquiria Moreira da Silva. E Noronha observou que, hoje, entre os ativos o número de homens e mulheres praticamente empata.

A comemoração também contou com o juramento da mais nova advogada do Paraná, Ariane Penner. Coincidentemente, o número de registro dela será 85 mil. Ela foi a primeira colocada do estado no último Exame de Ordem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]