• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começa hoje a fazer o recadastramento eleitoral em 105 municípios paranaenses com número muito alto de eleitores em relação à população. Os eleitores desses municípios (veja a relação ao lado) terão de comparecer aos cartórios eleitorais de suas cidades para se recadastrar até o dia 5 de dezembro. Caso não façam isso, o título será automaticamente cancelado. Para se recadastrar, o eleitor deve comparecer ao cartório com o título em mãos, a carteira de identidade e um comprovante de residência atualizado.

No total, 107 cidades paranaenses deverão fazer o recadastramento. Duas – Braganey e Iguatu – já iniciaram o processo de revalidação dos títulos, que é determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quando a relação população–eleitor ultrapassa o porcentual de 80%. Esse porcentual é indicador de distorções na lista de eleitores (pessoas já falecidas que continuam inscritas, que moram em outras cidades, etc).

Além disso, a revisão também ocorre quando o total de transferências de títulos na cidade, durante o ano, é 10% maior em relação às transferências do ano anterior e quando o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somados também aos moradores com mais de 70 anos. Os três requisitos devem ser cumpridos simultaneamente para que haja o recadastramento.

Em todo o país, o TSE determinou a revisão do eleitorado em 1.128 dos 5.564 municípios brasileiros – quase um quarto das cidades brasileiras. No total, 6,8 milhões de eleitores de 24 estados deverão comparecer ao cartório eleitoral de seu município para regularizar a sua situação. Não haverá revisão apenas no Amapá, Roraima e no Distrito Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]