• Carregando...
Vai decorando: o número do PPL é 54. | Divulgação/TSE
Vai decorando: o número do PPL é 54.| Foto: Divulgação/TSE
  • Veja como fazer o recadastramento

A partir de amanhã, cerca de 1,3 milhão eleitores de Curitiba de­­vem passar por um recadastramento eleitoral no Tribu­­nal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) para coleta das impressões digitais e revisão de dados. A medida foi determinada pelo Tribunal Su­­perior Eleitoral (TSE) para incluir Curitiba entre as cidades que terão eleição em 2012 através da urna biométrica, pela qual o eleitor será identificado pela impressão digital. Mes­­mo as 54 mil pessoas que já fizeram o cadastro digital no ano pas­­sado devem retornar à Cen­­tral do Eleitor até janeiro do ano que vem.

O comparecimento é obrigatório e quem não fizer a revisão cadastral terá o título cancelado. Também não poderá fazer o passaporte ou matricular-se em ne­­nhum curso superior (tanto em universidades públicas como em particulares). Os servidores pú­­blicos que não atenderem à convocação do TRE terão o pagamento do salário suspenso. O recadastramento será feito de acordo com o mês de nascimento do eleitor e com a apresentação de documento com foto e compro­vante de residência. As cidades da região metropolitana não estão incluídas na revisão eleitoral.

Curitiba é uma das 187 cidades que irão implantar a eleição biométrica no ano que vem. A expectativa do TSE é que, em todo o Brasil, 6,1 milhões de eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões digitais nes­­te ano e cerca de 10 milhões de pessoas utilizem a impressão digital para identificação nas próximas eleições.

Além de Curitiba, o recadastramento será feito em todos os municípios de Alagoas e Sergipe, em seis cidades de Pernambuco (Aliança, Caruaru, Catende, Ma­­ca­­parana, Sanharó e Vicência), em Goiânia e nos municípios paulistas de Jun­­diaí e Itupeva.

As informações coletadas pela Justiça Eleitoral servirão de base para que futuramente seja expedido o Registro de Identifi­cação Civil (RIC), o documento único de identificação para substituir a carteira de identidade, CPF e o título de eleitor. "À medida que fornecermos para o Mi­­nistério da Justiça os dados ca­­dastrais daqueles identificados biometricamente, eles [esses eleitores] receberão de forma prioritária a carteira de identidade nacional, que é o RIC", disse o presidente do TSE, ministro Ri­­cardo Lewandowski. Hoje Le­­wandowski estará em Curitiba para lançar a campanha para o recadastramento dos eleitores.

Filas

Apesar de precisar conferir o ca­­dastro de mais de 1,3 milhão de eleitores, o TRE-PR espera que não haja grandes filas para o atendimento. Segundo Rogério Born, assistente da Central de Atendi­mento ao Eleitor, além de 54 funcionários do tribunal eleitoral, serão contratados 150 servidores terceirizados somente para esse recadastramento. Não há previsão de quando será feita a contratação dos terceirizados e nem quando passarão a atender os eleitores.

Ao comparecer ao TRE, o eleitor fará o cadastramento de sua impressão digital, será feita uma fotografia digital dele e também a atualização de seus dados cadastrais. No dia da eleição, ele deverá ser identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação. O recadastramento começa amanhã e vai até 20 de janeiro de 2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]