• Carregando...

Puerto Maldonado, Peru (AE) – A cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Rodovia Interoceânica em Puerto Maldonado, no Peru, transformou-se ontem num ato de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "A você, Lula, digo: coragem! Não tenha medo das pedras no caminho", disse o presidente do Peru, Alejandro Toledo. Enquanto Brasília fervia com as acusações do empresário Sabastião Buani ao presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PR), uma claque de 600 militantes que viajaram em ônibus pagos pelo PT e PC do B aplaudiam Lula em todo momento.

Em seu discurso, Toledo fez referência à obra literária de Miguel de Cervantes. Assumindo o papel do cavaleiro dom Quixote, deu a Lula o do escudeiro Sancho Pança: "Eles ladram, Sancho, porque estamos construindo carreteras (estradas)".

Toledo, que está com a popularidade em baixa, segundo as pesquisas de opinião, tentou animar ainda seu colega presidente da Bolívia, Eduardo Rodrigues: "Nossos países estão cheios de esperanças e de crises. Rogo a Deus que na Bolívia prevaleça a democracia".

O presidente do Peru explicou depois por que disse para Lula ter coragem: "Porque nos momentos difíceis, e sei o que são os momentos difíceis, há que ter coragem para superá-los, e eu sei que ele tem. É um homem de luta, como eu, temos histórias de vida similares, confrontado problemas da América Latina difíceis e é uma palavra de alento de um amigo, colega e sócio".

Toledo disse que confia numa saída para a crise brasileira. "Sei que o presidente Lula vai sair (da crise), que os irmãos brasileiros vão entender que produzir mudanças, incluir os pobres e as minorias, que integrar o país e respeitar as diversidades culturais é uma tarefa difícil. Trabalhar pelos pobres, mesmo sabendo que não se vê resultados em curto prazo, é difícil".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]