• Carregando...

Pinga-fogo

"No começo da campanha, o Requião falou várias vezes na tevê que iria ‘abater a ovelha mais gorda’ do rebanho, que seria meu pai. Essas coisas vão cansando."

Bruno Pessuti (PSC), vereador por Curitiba e filho de Orlando Pessuti, justificando o fato de seu pai ter entrado na campanha televisiva de Beto Richa (PSDB).

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), sancionou nesta semana a lei que obriga a Urbs a colocar o horário dos ônibus em todos os pontos da cidade. No entanto, há um truque. Do jeito que a lei está, não serve para nada. Isso porque o texto estabelece que os horários só serão expostos caso a prefeitura considere tecnicamente viável. E prevê a hipótese de o horário ser divulgado apenas via aplicativo de celular. Os vereadores esperam que, com o fim do contrato da Clear Channel, a administração obrigue a nova empresa que ganhar o contrato do mobiliário urbano a fazer controle eletrônico por meio de placares colocados nos pontos.

Folclore eleitoral

Tudo normal - Em 2002, Severino Araújo foi o candidato do PSB ao governo do Paraná. Experiente como dirigente partidário, Severino não tinha traquejo na frente das câmeras. Disse que em 1985, na eleição para a prefeitura de Curitiba, tinha comandado um comitê não contabilizado de um dos candidatos. Acabou tendo de passar boa parte dos debates e entrevistas tendo de se explicar sobre o assunto. E sua explicação ficou ainda mais estranha. Disse que o caixa dois era coisa normal. No fundo, tinha razão.

O que eles leem

A Bíblia é o livro preferido da maioria dos candidatos que disputam as eleições no Paraná. A obra foi citada por 128 políticos que disputam diferentes cargos no estado. A pergunta foi feita para o Candibook – o Portal dos Candidatos (www.gazetadopovo.com.br/candibook). Entre os livros citados, os temas predominantes são religião, história do Brasil, economia e, principalmente, política.

Número

40 é o número mínimo de candidatos policiais ou militares do Paraná que tentam uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

Nada mais que a obrigação

O site da Câmara de Curitiba publicou na quarta-feira um texto com um "balanço positivo" sobre o período eleitoral. "A Câmara Municipal de Curitiba não foi notificada pela Justiça Eleitoral, nem os 14 dos 38 vereadores que são candidatos, nem houve repreensão da imprensa sobre o quórum das sessões plenárias ou importância dos projetos de lei votados no período", diz o texto.

Colaboraram: Renan Araujo, Rogerio Galindo e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]