Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
FAB

Líder do PPS requisita informações sobre voos no governo Dilma

Rubens Bueno informou que, em 2012, também pediu informações sobre viagens de autoridades em aviões da FAB, mas lamentou que a Mesa da Câmara não tenha encaminhado os requerimentos

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), protocolou anteontem, na Secretaria Geral da Mesa Diretora da Casa, requerimento para que a Casa Civil forneça dados completos sobre os voos realizados pelo Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira (FAB) no período de 1º de janeiro de 2011 a 25 de julho de 2013. Esse grupo é o que realiza as missões áreas com a presidente da República, ministros e outras autoridades. As informações são da Agência Câmara.

Para o deputado, as informações disponibilizadas pelo portal da FAB são insuficientes, já que incluem apenas os voos operados a partir de 15 de julho de 2013. Bueno pede acesso aos nomes das autoridades, de eventuais acompanhantes, motivo da viagem e custo individualizado de cada operação realizada em aviões da FAB.

"Transparência é permitir que o Congresso Nacional e, consequentemente, a sociedade brasileira tenham acesso a todas as planilhas de voos da FAB. Tem que expor tudo até para separar e mostrar que autoridade fez farra com o dinheiro público", afirmou o autor do requerimento.

Após receber oficialmente o pedido da Câmara, o governo tem 30 dias para enviar as respostas.

Sugestões

O líder do PPS também sugeriu ao governo federal que altere o Decreto 4.244/02 e obrigue as autoridades a requisitarem por escrito as aeronaves da FAB, fazendo constar detalhes da agenda oficial de viagem, os nomes, CPFs e a justificativa da presença de cada acompanhante, qualquer que seja o motivo do voo.

Cobrança

Rubens Bueno informou que, em 2012, também pediu informações sobre viagens de autoridades em aviões da FAB, mas lamentou que a Mesa da Câmara não tenha encaminhado os requerimentos. Ele afirmou que, com o surgimento de novas denúncias sobre uso irregular dos aviões, tem expectativa de que a Casa dê sequência a seu ofício.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.