• Carregando...
Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral | José Cruz/ABr
Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral| Foto: José Cruz/ABr
  • Ameaça de CPI - O deputado Antonio Anibelli (PMDB, foto), 1.º vice-presidente da Assembleia, fez ontem uma ameaça aos empresários que integram o movimento

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski (foto), fez ontem uma estimativa de que 10% a 15% dos candidatos que pretendem disputar a eleição deste ano serão barrados pela Lei da Ficha Limpa. "A ficha limpa pegou, sem dúvida nenhuma. Essas impugnações devem corresponder a cerca de 10% a 15% dos registros de candidaturas", disse. Os números dos registros de candidaturas e das impugnações ainda não estão fechados. Mas a Justiça Eleitoral calcula que cerca de 20 mil políticos pediram registro para concorrer a um cargo público na eleição de outubro. Até ontem, aproximadamente 2,5 mil impugnações de candidaturas tinham sido protocoladas nos tribunais regionais eleitorais dos estados. A maioria delas foi proposta por integrantes do Ministério Público que questionam a candidatura de políticos fichas sujas.

Aliás...

O TSE começou a analisar os comitês financeiros das campanhas. Já foi concedido o registro ao comitê do PT, que é formado por José Eduardo Dutra (presidente), José de Filippi Junior (tesoureiro) e José Eduardo Cardozo (secretário). O comitê do PSDB é integrado por José Gregori (presidente) e por Luís Celso Vieira Sobral (tesoureiro).

De olho

Emília Belinati (PSB), ex-governadora do Paraná e ex-mulher do deputado estadual Antônio Belinati (PP), vai concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa nas próximas eleições. Dividindo a mesma base eleitoral do ex-marido, Emília está atenta ao julgamento do pedido de impugnação da candidatura de Belinati. Se o registro for barrado por causa da Lei da Ficha Limpa, Emília vai trabalhar para abocanhar os votos do ex-marido em Londrina.

Clone

Marcelo Richa, filho do candidato ao governo pelo PSDB Beto Richa, tem sido uma espécie de clone do pai nos eventos políticos em que o tucano não pode comparecer. Numa inauguração de um comitê nesta semana, Marcelo assumiu o microfone e impressionou os presentes com a semelhança com o discurso do pai. "As frases feitas são idênticas. A entonação. Os bordões", relata uma das pessoas que trabalham na campanha do PSDB.

Jornalismo

A volta da obrigatoriedade da formação superior em Jornalismo para exercer a profissão foi aprovada ontem pela comissão especial da Câmara dos Deputados, que analisou o assunto. Em votação simbólica, os parlamentares ratificaram o parecer do relator Hugo Leal (PSC-RJ). A PEC é uma resposta à decisão do STF de junho de 2009 que revogou a exigência do diploma para jornalistas. O texto aprovado ainda terá de ser votado em dois turnos pelo plenário da Câmara e, depois, pelo Senado.

* * * * * *

Pinga-fogo

"Mandem para mim tudo de ruim que tiver no Paraná sobre qualquer poder. Estou com vontade de arrebentar esse estado pela metade."

Deputado Jocelito Canto (PTB) alegando que, por não ser candidato à reeleição, está livre e desimpedido para denunciar, afinal "não tem rabo preso com ninguém".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]