• Carregando...

"Realizei meu sonho: minha eleição, a do Requião e o Atlético não ir para a segunda divisão."

Alexandre Curi (PMDB), deputado estadual mais votado no Paraná, comemorando: "o que vier de agora em diante, é lucro".

Livres – "O (José Domingos) Scarpellini não vota em deputado do PMDB de jeito nenhum." A frase é do presidente do PT, André Vargas, fazendo piada com o colega que não foi reeleito e não vai participar da eleição do novo presidente. Vargas, eleito deputado federal, também estará fora da Assembléia: "Ainda bem que vou estar fora dessa pendenga".

Recursos – A Assembléia vai começar a discutir o Orçamento do Estado para 2007. O prazo para apresentação de emendas foi aberto na terça-feira e vai até 24 de novembro. O deputado estadual Marcos Isfer (PPS) será novamente o relator da proposta, mas ainda não começou a detalhar o documento.

Acomodado – Pelo menos um suplente já está com vaga garantida na equipe de Requião. O deputado estadual Rafael Greca (PMDB), que não conseguiu a reeleição, está sendo sondado para ser secretário da Cultura. Contaria até com um reforço no orçamento da pasta a partir de março, quando o governo pode enviar uma suplementação orçamentária para a área.

Exagerou – Deputados do Paraná não gostaram nada da crítica feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à imprensa brasileira durante visita oficial à Venezula na segunda-feira. Para o deputado federal Cezar Silvestri (PPS), o ataque não tem fundamento. "Ele não tem o que reclamar porque a cobertura da imprensa, principalmente no período da campanha eleitoral, o beneficiou diretamente", disse.

Sonho – O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) foi por três vezes seguidas o candidato ao parlamento mais votado em Curitiba. Para ele, isso o credencia a disputar a prefeitura de Curitiba em 2008, como fez em 2004. Mas tudo vai depender da vontade de Roberto Requião, que parece tender para o lado de Rodrigo Rocha Loures. Rafael Greca também sonha com o pleito.

Terapia de grupo – O deputado estadual Alexandre Curi (PMDB), mais os presidentes estaduais do PDT, Augustinho Zucchi; do PT, André Vargas, e do PSDB, Valdir Rossoni, aproveitaram o fim da sessão na Assembléia Legislativa, na terça-feira, para discutir o resultado das eleições para governador. Todos foram unânimes: os resultados das pesquisas divulgadas pelo Ibope e pelo Datafolha foram os responsáveis pela apertada vitória de Requião.

Medo – Curi admitiu que, após o primeiro turno, havia o temor de que Osmar estivesse até 5 pontos porcentuais na frente do governador reeleito. "Quando deu empate em 45%, vimos que tínhamos chance", disse. Já Rossoni contou que, graças ao distanciamento de Requião nas pesquisas mais próximas ao dia da eleição, muitos prefeitos que estavam apoiando Osmar mudaram de lado. "Isso nos atrapalhou muito", afirmou.

Reforço – A Assembléia Legislativa aprovou nesta semana, por unanimidade em primeira e segunda discussão, a abertura de um crédito suplementar de R$ 3,6 milhões ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Os recursos vão ser usados na produção de vacinas anti-rábica no estado e de insumos dos kits de testes de HIV no Brasil. A verba virá do remanejamento do orçamento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Desconfiança – Os petistas paranaenses influentes em Brasília estão desconfiados com a notícia de que o governador Roberto Requião (PMDB) quer ser candidato a presidente da República em 2010. Integrantes do PT nativo garantem que, para o presidente Lula, o ministro Paulo Bernardo (PT) está na frente da fila no Paraná.

Pinga-fogo

Nomeado assessor especial do governo para assuntos de Curitiba, Doático Santos quer mostrar trabalho ••• Em pleno feriado, ele se reuniu com líderes comunitários e integrantes do governo ••• Não satisfeito, já marcou um novo encontro nos dias 9 e 10 de dezembro para discutir as políticas públicas para a capital ••• Mal terminou a eleição, o PMDB já pensa em 2008 *** Segundo o secretário-geral do partido, Luiz Cláudio Romanelli, a intenção da sigla é assumir a prefeitura dos maiores municípios do estado, justamente nos quais Roberto Requião teve pior votação ••• "Vamos nos focar nesses municípios onde tivemos fraco desempenho no segundo turno das eleições deste ano", disse Romanelli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]