• Carregando...
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal | Felipe Sampaio/STF
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal| Foto: Felipe Sampaio/STF
  • Valdir Rossoni, deputado estadual

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (foto), disse em entrevista publicada ontem no jornal O Globo que não é candidato à Presidência da República e que o país não está preparado para "um presidente negro". Em recentes pesquisas de intenção de voto, Barbosa tem surgido como opção para as eleições do ano que vem. O ministro afirmou ainda que nunca cogitou entrar na política, mas não esclarece se sua decisão é definitiva. As candidaturas para a disputa de 2014 só serão oficializadas em junho do ano que vem. Barbosa citou ainda "bolsões de intolerância", dando como exemplo "investidas" do jornal Folha de S.Paulo, como a reportagem que, no domingo retrasado, mostrou que o ministro adquiriu um apartamento em Miami (EUA) por meio de uma empresa que tem por sede o apartamento da União que Barbosa ocupa em Brasília.

No Sírio Libanês

Enquanto o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde de sábado, o deputado federal José Genoino (PT), que também está hospitalizado no Sírio-Libanês, foi transferido para a unidade Semi-Intensiva Cardiológica. Serra esteve internado para a realização de um cateterismo cardíaco. Já Genoino se recupera de um procedimento cirúrgico para correção de dissecção de aorta, realizado na quarta-feira.

Em obras

Com o recesso branco do Congresso, o Salão Verde da Câmara entrou em obras para a instalação de mais câmeras de segurança do circuito interno. Para evitar que as obras de arte fossem afetadas pela poeira, elas foram cobertas com plásticos, o que frustrou um grupo de turistas que passou por lá na última sexta-feira.

Nos céus do Brasil

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), protocolou requerimento para que a Casa Civil forneça dados completos sobre os voos realizados pelo Grupo de Transporte Especial da FAB entre 1º de janeiro de 2011 e 25 de julho de 2013. Esse grupo é o que realiza as missões aéreas com a presidente da República, ministros e outras autoridades. Para o deputado, as informações disponibilizadas pelo portal da FAB são insuficientes. Bueno pede acesso aos nomes das autoridades, de eventuais acompanhantes, motivo da viagem e custo individualizado de cada operação realizada em aviões do poder público.

Anúncios legislativos

Está marcada para amanhã, às 14 horas, a divulgação do relatório final que vai apontar as promoções irregulares de servidores na Assembleia Legislativa do Paraná. O reenquadramento foi possível graças a um ato da Mesa Executiva, de 2005, que possibilitou a funcionários de nível médio progredirem para funções de nível superior sem passar por concurso público. A medida também transformou celetistas em servidores de carreira. Ambos os casos são proibidos pela Constituição Federal. A Casa vai anunciar ainda quantos cargos comissionados da administração vai extinguir – hoje os postos estão vagos.

Corte de vagas

A Assembleia Legislativa do Piauí entrou com ação no STF contra a mudança na composição da Câmara dos Deputados aprovada recentemente pelo TSE. A alteração na quantidade de vagas por estado passará a valer a partir do ano que vem, e o Piauí é um dos atingidos – o Paraná perderá um deputado estadual. O pedido de liminar foi negado na noite da última sexta-feira pelo presidente em exercício do STF, ministro Ricardo Lewandowski. Ele destacou que há outras ações na Corte sobre o mesmo tema que ainda não tiveram decisão provisória.

Pinga-fogo

"Lamento, Gleisi, você venceu."

Valdir Rossoni (PSDB), deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, atribuindo à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), a decisão do CNJ que proibiu o repasse de depósitos judiciais ao governo do estado. O pano de fundo, segundo os tucanos, é a eleição de 2014.

Colaborou: Euclides Lucas Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]