• Carregando...

Cabeças coroadas do Congresso que passaram os últimos meses sondando os ministros do STF sobre a verticalização das alianças eleitorais estão pessimistas: dificilmente o tribunal muda decisões do TSE em questões eleitorais. Vem aí uma dura batalha político-jurídica. Problema dele – Envolvidos na interminável disputa interna para definir seu candidato à Presidência da República, os tucanos até comemoraram a decisão que mantém a verticalização. Acham que é o maior revés para Lula desde que começou a maré de boas notícias para o presidente. Motivo a menos – A decisão do TSE, ainda que provisória, também dificulta os planos de Renan Calheiros (AL) na batalha interna do PMDB. Sem um Lula tonificado nas pesquisas para oferecer aos correligionários, a avaliação é que dificilmente o presidente do Senado terá sucesso em seu plano de melar as prévias do partido. Circuito das prévias – O ex-governador Orestes Quércia, da ala peemedebista que defende candidatura presidencial própria, retorna de viagem ao exterior na semana que vem e, na quinta, oferece almoço a Germano Rigotto em São Paulo. Os convidados são prefeitos e vice-prefeitos do partido. Eu acredito... – Sobram teorias conspiratórias na praça a respeito do Ibope que colocou Marta Suplicy na dianteira da sucessão de Geraldo Alckmin e detectou empate entre Lula e os presidenciáveis tucanos no estado de São Paulo. ... em disco voador – Enquanto aliados de Aloízio Mercadante, em desvantagem na pesquisa, consideram-na uma encomenda dos martistas, partidários de Alckmin enxergam até o vice-prefeito Gilberto Kassab por trás do levantamento. Tudo porque os resultados são piores para o governador que para José Serra.Fique em casa – A nova estratégia dos mensaleiros com votação no plenário da Câmara já marcada é tudo fazer para que seus colegas faltem à sessão em que as cassações serão votadas. A lógica é que quanto menor o quórum, maior a chance de absolvição.

Paredão da CPI – O novo capítulo do caso Furnas tem tudo para embolar a reta final da CPI dos Correios. Parte significativa do PT está disposto confrontar Osmar Serraglio após o depoimento de José Antônio Csapo Talavera à PF. Os petistas cogitam convocá-lo a contar o que sabe na comissão. Ele, não – Talavera disse à PF que empresas pagavam mensalão a políticos ligados a Furnas. Caso Serraglio insista em incluir Lula no relatório final, os petistas tentarão desmoralizar seu trabalho afirmando que ele se recusa a investigar a central elétrica. Retiro pós-carnaval – A próxima semana deverá começar com um "papo-cabeça" entre os comandantes da CPI dos Correios. Delcídio Amaral (PT-MS) vai pedir a Serraglio que se recolha, pois acha que o relator está falando demais às vésperas da divulgação do espinhoso relatório final. Corpo a corpo – Preocupados com os rumos das investigações, tucanos do Congresso planejam uma visita ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, a título de demonstrar-lhe apoio. Eduardo Azeredo (PSDB-MG) é um dos nomes do inquérito que apura o mensalão. Para ontem – O ex-vice-presidente e senador Marco Maciel (PFL-PE) defende que o Congresso a ser eleito em outubro cuide antes de tudo da reforma política: "É fundamental aproveitarmos este instante de crise para refletir sobre o futuro e para melhorar as condições de governabilidade".

TIROTEIO

* Do economista Luiz Gonzaga Beluzzo sobre a afirmação do presidente Lula de que o Brasil não tem pressa de "fazer a economia decolar imediatamente":

–A única coisa que espero é que ele esteja equivocado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]