• Carregando...

Pinga-fogo

"Eu e um senador do Rio Grande do Sul, por sermos os mais jovens, éramos chamados de ‘os Menudos do Senado’."

Alvaro Dias (PSDB), senador, sobre a eleição dele, aos 38 anos, e do gaúcho Carlos Chiarelli, aos 42, para o Senado, em 1982.

A primeira pesquisa Ibope* para a disputa ao Senado pelo Paraná mostrou o tucano Alvaro Dias com 64% das intenções de voto. Os adversários, porém, disseram estar confiantes. Ricardo Gomyde (PCdoB), que aparece em segundo lugar com 4%, disse que uma diferença grande entre os candidatos nesse momento "é comum". "Vamos fazer o contraponto político e acho que dá para chegar", afirmou. Com 2% e terceiro colocado no levantamento, Marcelo Almeida (PMDB) disse que seu principal desafio é se tornar conhecido. Segundo ele, a pesquisa foi realizada após dois programas eleitorais apenas.

Paraná no debate

O Paraná foi citado duas vezes no debate entre os presidenciáveis, na terça-feira, na Band TV. Na primeira pergunta, sobre segurança pública, a rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel surgiu como exemplo da violência nos presídios do país. Na segunda situação, o estado apareceu após uma pergunta de Pastor Everaldo (PSC) a Dilma Rousseff (PT). Ele a questionou sobre empréstimos à construção de um porto em Cuba e defendeu investimentos em portos locais, como o de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

Folclore eleitoral

A pegadinha do Vanhoni - Depois de ter sido vítima de uma "pegadinha" no debate anterior, Angelo Vanhoni tentou devolver na mesma moeda para Cassio Taniguchi. No primeiro debate, ele não soube dizer o que era Procel (programa de economia de energia). No segundo, perguntou a Cassio o que fazer com a Loxosceles. Era a aranha-marrom. O prefeito, candidato à reeleição, se livrou dizendo que repetir a estratégia da pegadinha não valia.

Na onda?

Túlio Bandeira (PTC) é o primeiro candidato ao governo do Paraná a anunciar apoio a Marina Silva (PSB). Ele reuniu a executiva estadual do partido, na terça-feira, quando a decisão de apoiar a candidata foi aprovada por unanimidade. A posição, porém, contraria deliberação nacional do PTC, que segue alinhado com Aécio Neves (PSDB). Coincidência ou não, na terça-feira foi divulgada a pesquisa Ibope* que mostra que Marina lidera as intenções de voto no Paraná. * A pesquisa Ibope foi encomendada pela RPC TV (Sociedade Rádio Emissora Paranaense Ltda). Foram entrevistados 1.008 eleitores de 59 municípios entre os dias 21 e 23 de agosto. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou menos com um intervalo de confiança de 95%. Registro no TRE: PR-00024/2014.

Colaboraram: Paulo Galvez, Bruna Maestri Walter, Laura Beal Bordin e Rogerio Galindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]