• Carregando...

Em reunião de quase duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, acertou ontem sua saída do governo para ser candidato ao governo do Distrito Federal pelo PCdoB. Agnelo combinou com Lula que sairá no dia 31 de março, data-limite para que os ministros que serão candidatos nas eleições de outubro deixem o governo. O problema agora é fazer com que o PT do Distrito Federal desista de candidatura própria e apóie Agnelo.

O presidente Lula já tinha sido informado das resistências do PT, que quer lançar Geraldo Magela, mas as negociações continuarão. Um dia depois de voltar do descanso de Carnaval, Lula decidiu a primeira mudança na equipe devido às eleições, mas não definiu ainda o novo titular do Ministério dos Esportes. O cargo deverá continuar nas mãos do PCdoB e a solução poderá ser "caseira", com a nomeação do secretário-executivo.

A partir de agora, Lula deve acelerar as consultas aos ministros sobre seus planos eleitorais. Na semana passada, já havia acertado a volta de Tarso Genro para o governo, sendo novamente ministro. Tarso deixou o Ministério da Educação no auge da crise do PT para comandar o partido até a eleição de Ricardo Berzoini como novo presidente nacional.

Apesar das resistências do PT, Agnelo tem dito a interlocutores que terá em Brasília um palanque forte para a campanha de reeeleição do presidente Lula, numa frente de partidos de esquerda, seguindo a orientação do próprio presidente.

Antes de deixar o Ministério dos Esportes, Agnelo quer adotar uma série de medidas. Ele combinou com o presidente Lula a visita inclusive às obras da Vila Pan-Americana, no Rio de Janeiro. Lula deu sinal verde ainda para que o ministro elabore e envie ao Congresso uma lei de incentivo aos esportes, o que beneficiaria os atletas que irão disputar o Pan-Americano de 2007.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]