• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta quarta-feira (16), durante discurso em comemoração dos 45 anos de fundação do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), a possibilidade de não haver candidatos de direita nas próximas eleições presidenciais. Segundo ele, se houver quatro candidatos em 2010, todos serão ligados à esquerda. Contudo, ele não listou os possíveis concorrentes que acredita disputarão a Presidência em 2010.

"Pela primeira vez não vamos ter um candidato de direita na campanha. Não é fantástico isso? Querem conquista melhor do que em uma campanha a gente não ter nenhum candidato de direita? Porque antigamente como era a campanha? Era o de centro-esquerda ou de esquerda contra os trogloditas de direita. Era assim em toda campanha", disse.

Segundo o presidente, o panorama eleitoral só melhorou na disputa entre ele e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "Ela [a campanha] começou a melhorar já comigo e com o Fernando Henrique Cardoso. Já foi um nível elevado. Depois eu e [José] Serra, também."

Lula não disse em nenhum momento quais são os candidatos que ele espera ver concorrendo à Presidência em 2010, mas disse que todos serão ligados à esquerda.

"Se estiver [se] apresentando os candidatos que eu estou vendo aí, vai ser uma coisa inédita neste país. Se tiver quatro candidatos, são todos do espectro de esquerda. Uns podem não ser mais tão de esquerda quanto eram, mas não tem problema. A história e a origem dão credibilidade para o presente das pessoas. Acho que é uma conquista que temos que aprender a valorizar", afirmou.

Na avaliação de Lula, a próxima campanha terá como principais questões o meio ambiente e o pré-sal. "A campanha vai servir para debater o futuro. A questão climática ganhou uma importância extraordinária e a questão do pré-sal vai ser um debate que vai perdurar algum tempo neste país. Vai ser uma campanha que vai ter um nível muito melhor", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]