• Carregando...

Em sua primeira visita de Estado ao Reino Unido, que começa na segunda e termina na quarta-feira da semana que vem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido pela rainha Elizabeth II e ficará hospedado no Palácio de Buckingham, acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia. O casal presidencial percorrerá o trajeto entre o Regimento de Cavalaria e o palácio numa carruagem, juntamente com a rainha e o Duque de Hamburgo.

No banquete oferecido pela rainha, o presidente não usará o traje de gala britânico, optando por terno e gravata. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, o cerimonial do palácio deixa a escolha da vestimenta a cargo do visitante.

Esta é a terceira visita de Estado de um presidente brasileiro ao país. Antes de Lula foram ao Reino Unido os presidentes Ernesto Geisel e Fernando Henrique Cardoso. O próprio Lula esteve outras duas vezes no Reino Unido para participar de reuniões do G-8 e da Governança Participativa. O presidente também se encontrará com o primeiro-ministro Tony Blair, o prefeito de Londres, Ken Livingston, líderes de partidos de oposição - o Partido Conservador e o Democrata Liberal - e com empresários.

Na comitiva do presidente estarão os ministros Celso Amorim, Antonio Palocci, Gilberto Gil, Fernando Haddad, Sérgio Rezende e Matilde Ribeiro. Na visita, deverão ser assinados acordos nas áreas de educação, combate à Aids, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, ciência e tecnologia, turismo e agricultura.

Também serão discutidos temas como a participação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU como membro permanente, e as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a Rodada de Doha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]