• Carregando...

O comando da Aeronáutica abriu uma concorrência internacional, no início deste mês, para comprar mais dois helicópteros para serem usados no transporte do presidente da República e de ministros.

De acordo com a Aeronáutica, o valor total da compra dos dois helicópteros será de R$ 24 milhões. Com lugar para cinco pessoas, as aeronaves deverão ser entregues até um ano depois do resultado da licitação.

Os helicópteros serão incorporados à frota que hoje já atende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros e terão características específicas exigidas pela Aeronáutica.

Por serviram autoridades, necessitarão ter revestimento de couro, ar-condicionado, uma mesa para despachos e um minirrefrigerador. Além disso, precisam ter um motor com redução de ruídos.

As empresas candidatas terão de entregar as propostas até o início do próximo mês. A a compra será feita pelo menor preço.

Ainda foi incluída uma cláusula, comum em licitações internacionais, de incorporação de tecnologia - a empresa ganhadora terá que transferir tecnologia ao parque de material aeronáutico da Aeronáutica.

O Governo federal já tem hoje dois helicópteros que servem à Presidência da República, um de uso específico do presidente e outro que serve equipes de apoio.

Normalmente, os helicópteros acompanham Lula nas viagens nacionais para serem usados em deslocamentos curtos, quando o presidente chega de avião a alguma distância do local do evento em que irá participar.

Fora os helicópteros, Lula desloca-se, nas viagens maiores, no Airbus, um jato que custou US$ 56,7 milhões aos cofres públicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]