• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira (9) o que chamou de "cena de vandalismo" do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que, na última segunda (5), causou danos à Fazenda Santo Henrique, em São Paulo. Para ele, não se pode aceitar a destruição como forma de reivindicar direitos.

"Todos sabem que eu sou defensor das lutas sociais nesse país, sou defensor que o povo se manifeste pelo Brasil inteiro. Agora, entre uma manifestação reivindicando alguma coisa e aquela cena de vandalismo feita na televisão, obviamente que não posso concordar com aquilo, porque não tem explicação para a sociedade, para você derrubar tantos pés de laranja, apenas para demonstrar que você está reivindicando. Você podia demonstrar sem precisar fazer destruição em máquinas e em pés de laranja", ponderou.

Lula disse ainda que quem estiver fora da lei terá de pagar um preço alto. "De qualquer forma, eu acho que todo mundo no Brasil já aprendeu que este país tem lei, tem Constituição. Quem estiver dentro da lei pode fazer qualquer coisa, quem não estiver, pagará o preço por fazer".

Invasão

Integrantes do Movimento dos Sem-Terra (MST) destruíram pelo menos mil pés de laranja da fazenda Santo Henrique. Eles queriam forçar a desapropriação da área. Os sem-terra tomaram a sede, fecharam a entrada e picharam a portaria. A empresa que administra a fazenda entrou na Justiça com pedido de reintegração de posse, aceito pelo juiz.

Na terça-feira (6), depois de receberem ordem judicial para desocuparem a propriedade, os sem-terra deixaram a fazenda. Além de milhares de pés de laranja destruídos, a polícia e funcionários da fazenda no oeste paulista, encontraram 28 tratores quebrados, caminhões e paredes pichados e até armários arrombados.

Os banheiros estavam com louças quebradas e tubulação entupida. Havia lixo e comida estragada em vários cômodos das residências. Paredes foram pichadas com palavras de ordem do MST. O Corpo de Bombeiros teve que usar uma escada para retirar a bandeira do movimento hasteada no lugar da bandeira do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]