• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Nova York na madrugada desta segunda-feira (24) e passou a manhã no apartamento do hotel onde está hospedado conversando com os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci.

Eles acertaram os últimos detalhes do discurso que fará amanhã na abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU).Sua agenda oficial teve início às 15h com o primeiro dos seis encontros bilaterais que terá nesta segunda (24), com o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, na sede da ONU.

Após o encontro com o polonês, o presidente Lula se reúne com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Han Duck-soo, e com o presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta. A programação ainda prevê encontros com o presidente da República Tcheca, Václav Klaus, e com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

Com todos, de acordo com o ministro Celso Amorim, o presidente Lula vai tratar dos problemas de mudança de clima e conseqüências do aumento da poluição.

A questão da Organização Mundial de Comércio (OMC), a redução de subsídios agrícolas pelos países desenvolvidos para facilitar o acesso aos mercados pelos mais pobres e a necessidade de ampliação do Conselho de Segurança da ONU, também entrarão na pauta.

O encontro com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está previsto para o início da noite. Depois, Lula participará de jantar oferecido pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a chefes de Estado e de governo, na sede da ONU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]