Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Governo Lula

Lula define Desenvolvimento e deve anunciar Agricultura

Presidente convidou Miguel Jorge para o Desenvolvimento e ele aceitou. Lula marcou ainda reunião com Reinhold Stephanes e Michel Temer nesta tarde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve oficializar o nome do deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR) no ministério da Agricultura nesta quinta-feira (22). Na quarta, Lula convidou Michel Temer e Stephanes para uma reunião nesta tarde no Palácio do Planalto.

Lula tomou ainda outra decisão importante para a reforma ministerial na quarta: definiu o nome do ministro do Desenvolvimento.

O novo ministro da pasta será Miguel Jorge, atual vice-presidente de Assuntos Corporativos do Banco Santander. Ele foi convidado na tarde de quarta-feira pelo presidente Lula para substituir Luiz Fernando Furlan e aceitou, conforme antecipou a jornalista Cristiana Lôbo. A posse deve ser na semana que vem.

Desde que Furlan pediu para deixar o governo, o presidente Lula procura um substituto que transite pelo meio empresarial. Ele chegou a sondar alguns empresários e se fixou no nome de Miguel Jorge.

Jornalista, ex-diretor de Redação do jornal O Estado de S. Paulo, Miguel Jorge foi diretor da antiga Autolatina e atuou como negociador com trabalhadores, tendo como interlocutores dirigentes dos sindicatos dos metalúrgicos, como Lula, o deputado Vicentinho, Jair Meneguelli e Luiz Marinho, hoje ministro do Trabalho.

Reunião

Ainda ontem, Temer recebeu um telefonema do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, e foi chamando para uma conversa nesta quinta-feira. Foi pedida a presença de Stephanes, mais cotado para ocupar a pasta da Agricultura na reforma ministerial, conforme informou Cristiana Lôbo.

O PMDB tinha oferecido sete nomes em substituição à indicação do deputado Odílio Balbinotti, que desistiu da pasta por estar envolvido em denúncias de falsidade ideológica e uso de "laranjas" em transações financeiras.

Stephanes é economista e foi ministro de Ernesto Geisel (1974-1979), Fernando Collor (1990-1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Polêmica

O nome de Stephanes vem sendo rejeitado pela bancada ruralista e também pelo governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR). Integrantes da bancada ruralista, que pedem um representante do agronegócio, preferem a nomeação dos peemedebistas Waldir Colato (ES), Waldemir Moka (MS) ou Moacir Micheleto (PR).

Moka, no entanto, pediu oficialmente na quarta-feira (21) a Michel Temer que desconsiderasse seu nome entre os indicados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.