• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta quarta-feira com o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia para discutir o apoio PMDB a sua candidatura à reeleição. Lula dirá a Quércia que seu desejo era contar com um vice indicado pelo PMDB, seja ele do partido ou de terceiro, como o atual vice-presidente José Alencar. O encontro será às 11h no Palácio do Planalto. Nesta terça-feira, Lula se reuniu com o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, para acertar o discurso no encontro. A meta de Lula é contar com pelo menos 70% do PMDB na sua campanha à reeleição.

- O presidente Lula tem uma predileção por um vice do PMDB. Mas, se o PMDB não entrar numa coligação devido à divisão interna, mas apoiá-lo desde o primeiro turno, ele vai ter o direito de discutir o vice - disse um interlocutor do presidente envolvido nas negociações com o PMDB.

Dentro das negociações, a proposta é de o PMDB apostar na manutenção de Alencar como vice, com a promessa de em 2007 ele trocar o PRB pelo PMDB. Nesta terça, Alencar e seus aliados mantiveram um discurso de que ele não pretende trocar de partido. Mas, segundo um dirigente petista, as negociações caminham para a manutenção de Alencar na chapa. Lula tentará garantir o apoio de Quércia, que inicialmente defendeu a candidatura própria do PMDB à Presidência. Quércia pode ser candidato ao governo paulista.

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP), também vem sendo procurado pelo Palácio do Planalto. Lula já tem o apoio declarado do senador José Sarney (PMDB-AP).

Berzoini, que esteve pela manhã com Lula, tem dito que é muito difícil uma coligação formal com o PMDB devido às divergências. Mas ele acredita num acordo com setores do partido. Sobre Alencar, Berzoini tem defendido seu nome, afirmando que ele tem sido "leal e competente". O encontro foi confirmado por integrantes do Planalto e por assessores de Quércia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]