• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (17), em Juiz de Fora (MG), que a capitalização da Petrobras será a maior da "história da humanidade". A União cedeu à estatal a exploração de 5 bilhões de barris de petróleo da área do pré-sal. Com a venda dos barris, que custarão, em média US$ 8,51, a Petrobras será capitalizada em US$ 42,533 bilhões.

"Não vou dizer o nome do santo, mas vou contar um milagre. No dia 24, este país vai acordar vendo acontecer uma coisa que jamais nosso imaginário veio a conceber. Nós vamos na Bolsa de Valores de São Paulo e este país vai presenciar a maior capitalização de uma empresa na história da humanidade", disse. O presidente participou nesta tarde da inauguração de novas instalações da Universidade Federal de Juiz de Fora. Segundo Lula, os governantes anteriores só apareciam na bolsa para vender estatais.

"Aqui nós, o Brasil e a Petrobras, mostramos ao mundo que nós vamos, diferentemente daqueles que vieram para a bolsa só para ter uma plaquinha para vendar as empresas estatais, nós vamos bater o martelinho para capitalizar a nossa Petrobras", afirmou. Segundo Lula, a capitalização da estatal pode fazer com que o Brasil, no futuro, seja uma das cinco maiores economias do mundo.

"[Vamos capitalizar] Para permitir que o pré-sal seja nosso, que do pré-sal a gente crie um fundo para a educação, para permitir um fundo, investimento em tecnologia, para que este país daqui a dez ou quinze anos se transforme na quarta, na quinta, na terceira, e porque não dizer, na primeira economia do mundo."

Durante o discurso, Lula não mencionou demissão de Erenice Guerra da chefia da Casa Civil. O filho da ex-ministra Israel Guerra teria negociado contratos de empresas privadas com órgãos públicos e estatais mediante pagamento de uma comissão. A Comissão de Ética da Presidência investiga se Erenice praticou tráfico de influência em favor do filho.

Ao final de discurso, Lula brincou dizendo que quando deixar o governo poderá dar cursos sobre "como governar o país". "Eu aprendi a investir na educação não porque eu tivesse aprendido na universidade, eu adoraria ter um curso superior. Quem sabe depois de sair da Presidência eu não poderia tirar um curso ou dar aula para ensinar como governar este país, governar esta nação", disse.

Cessão onerosa

A cessão onerosa dos barris foi autorizada por meio de uma lei sancionada em maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela legislação, a União, que é dona do petróleo e acionista controladora da Petrobras, irá ceder os barris em áreas ainda não concedidas do pré-sal.

O pagamento pela cessão será feito, preferencialmente, através da compra de títulos da dívida pública, que poderão ser posteriormente utilizados para ampliar a participação da União nas ações da estatal. Desse modo, feita a avaliação do valor dos barris e o governo trocará, de forma indireta, os barris por ações da Petrobras.

A Petrobras informou que comitê de acionistas minoritários da empresa aprovou os termos do contrato de cessão onerosa, inclusive quanto ao preço médio ponderado do barril de óleo equivalente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]