Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Obras

Lula diz que transposição do Rio São Francisco "não tem volta"

Lotes restantes devem ser contratados ainda neste ano, afirma presidente. Os dois canais têm, segundo Lula, 37% e 49% das obras já concluídas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (15), em sua coluna semanal "O Presidente Responde", que as obras de transposição do Rio São Francisco estão dentro do ritmo planejado e que dois lotes ainda não foram contratados. Para Lula, não há risco de o projeto não ter continuidade. "Os editais dos dois lotes que faltam serão publicados até o final deste mês e o início das obras deve ocorrer ainda este ano. (...)Trata-se de um empreendimento que não tem volta", disse. "O Eixo Norte já está com 37% das obras já realizadas e o Eixo Leste, com 49%, o que significa que o ritmo está dentro do planejado."

Respondendo a uma questão proposta por um representante comercial de Arcoverde, em Pernambuco, o presidente afirmou que a entrega dos trechos devem ocorrer em junho de 2011 e dezembro de 2012. "São dois canais: o Eixo Leste, de 220 km, vai captar águas do São Francisco em Itaparica e levar às regiões agrestes de Pernambuco e Paraíba – a previsão de término é para junho de 2011; e o Eixo Norte, de 400 km de extensão, que vai fazer a captação em Cabrobó e levar aos sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – o término está previsto para dezembro de 2012", disse.

O tratamento de usuários de drogas também foi comentado por Lula, que explicou para um professor aposentado do interior de São Paulo que, em 2006, sancionou a Lei 11.343, "que não descriminaliza o tráfico, mas acaba com a pena de prisão para os usuários de drogas".

"Recentemente, lançamos o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, que cria as condições para atender o que determina essa lei. Entre várias outras medidas, o Plano prevê o apoio do governo federal aos municípios para a capacitação de profissionais voltados para o tratamento e a reinserção social. O apoio será também para aumentar o número de leitos nos hospitais gerais para o atendimento aos usuários", disse.

Lula defendeu ainda a valorização do servidor público, lembrando que, na área da saúde,, não havia concurso público desde 1981. "A partir de 2005, o Ministério da Saúde, por meio de vários concursos, abriu 15.573 novas vagas. Os reajustes salariais de todos os níveis e de todos os setores nunca ficaram abaixo da inflação e alguns ficaram muito acima." Lula disse que profissionais de nível superior da carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (PST), incluindo os médicos, recebiam R$ 1.961 em dezembro de 2002 e passarão a receber R$ 5.649 em julho. "Ainda há muita coisa a melhorar, mas já fizemos uma boa caminhada."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.