• Carregando...
Lula, ex-presidente (PT) | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Lula, ex-presidente (PT)| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Agenda

Hoje

– O ex-deputado Fabio Camargo toma posse como conselheiro do Tribunal de Contas do estado.

– O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, assume o comando da Corte, posto que ocupará até o fim do mês. Ele ficará no lugar do presidente Joaquim Barbosa, que tira férias no período.

  • Henrique Alves, presidente da Câmara (PMDB-RN)

Depois de as manifestações de junho minarem a popularidade de Dilma Rousseff, o ­ex-presidente Lula (foto) tem privilegiado na agenda encontros com grupos de militantes jovens. A primeira reunião foi no início do mês no Instituto Lula, em São Paulo. A mais recente, na quinta-feira passada, na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). A marca de Lula tem sido discursos informais – até com alguns palavrões – e pedidos de engajamento político. O primeiro encontro de Lula com jovens pós-manifestações ocorreu no início do mês, com entidades como UNE, UJS, MST, PT, PC do B, CUT, além de grupos como "Existe Amor em SP" e "Circuito Fora do Eixo" para tentar entender o motivo dos protestos. Para Pablo Capilé, do Fora do Eixo, os encontros no Instituto Lula mostraram um líder político preocupado em abrir um "diálogo com a juventude". Porém, o Movimento Passe Livre (MPL), um dos articuladores das manifestações de junho, ainda não foi convidado para se encontrar com o ­­ex-presidente.

Razoável

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse em entrevista ao jornal Zero Hora que é razoável reduzir o número de ministérios, como propõe o seu partido. Temer acrescentou que acha que o PMDB não veria problemas em abrir mão dos cinco ministérios que ocupa atualmente. O governo já afirmou que os cortes estão fora dos planos.

Torneira

O vereador de Curitiba Professor Galdino (PSDB) quer que os colegas e funcionários da Casa passem a beber água da torneira. Galdino propõe que seja suspensa a licitação para compra de água mineral para a Câmara pelos próximos dois anos. Segundo o vereador, a medida poderia gerar uma economia de até R$ 70,9 mil para a Casa.

Sem repúdio

Dirigentes do PT rejeitaram no sábado, durante reunião do diretório nacional, a moção sugerida contra o coordenador do grupo de trabalho da reforma política na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP). Na sexta-feira, a bancada do PT na Casa divulgou uma nota dizendo que as posições do petista não representam a opinião do partido. Vaccarezza afirmou na semana passada que a proposta a ser apresentada em 90 dias pelo grupo de trabalho não valerá para as eleições de 2014.

Apoio

Por falar em reforma política, o PT paranaense aprovou no sábado uma resolução do diretório estadual em apoio à ideia defendida pela presidente Dilma Rousseff de se convocar um plebiscito para a população opinar sobre o tema. No documento, o partido afirma ser acertada a decisão de "dar a palavra ao povo".

Pinga-fogo

"Quem representa o pensamento e a diretriz do partido é o indicado pela bancada."

Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, em defesa do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), coordenador do grupo de trabalho da reforma política.

Colaborou: Camille Cardoso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]