• Carregando...

Prefeitos de todo o país devem participar do Encontro Nacional com novos prefeitos e prefeitas amanhã e quarta-feira, em Brasília. O convite foi feito pelo presidente Lula e o objetivo, segundo o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, é conclamar a todos a fortalecer os investimentos, as políticas públicas e os programas em parceria com o Executivo. A intenção, informa Múcio, é pactuar dez grandes compromissos com os prefeitos para os próximos três anos.

O presidente Lula abrirá o encontro amanhã, às 14 horas. Além de ministros, também foram convidados os presidentes da Caixa Econômica Federal e do BNDES. O Brasil, segundo o ministro, tem 5.563 municípios. Em 2009, 60% dos prefeitos assumiram um novo mandato e 40% foram reeleitos.

Eleições seguras

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, instala hoje a Coordenação de Direito Eleitoral do Conselho Federal para estudar mudanças na legislação. Britto diz que o grupo apresentará propostas de normas necessárias para adequação da lei e do processo eleitoral à nova realidade do país. "Queremos ajudar o TSE a alcançar um conjunto de leis que traga maior segurança jurídica e que seja mais eficaz no combate à corrupção eleitoral, esse grande mal que aniquila a democracia", disse Britto. O grupo será coordenado pelo conselheiro federal Marcus Vinicius Furtado Coelho.

Futuro

O ex-ministro Chefe da Casa Civil José Dirceu falou do aniversário do PT em seu blog já com planos para 2010. " O PT tem tudo para conduzir o processo da sucessão pactuando – com Dilma Rousseff, candidata do presidente da República – a construção de um programa que dê continuidade ao projeto político que levou Lula à presidência em 2002."

Aniversário

Além da presidência, Dirceu acredita que o partido poderá conquistar 20 cadeiras do Senado na próxima eleição. O PT completa 29 anos de existência amanhã. A data será marcada por um ato político no Congresso Nacional e uma grande festa em um clube de Brasília.

Palanque

Embora tenha vontade de concorrer ao Senado, a presidente do PT estadual, Gleisi Hoffmann, afirmou que a prioridade do partido é organizar um palanque forte no Paraná para a candidatura de Dilma Roussef (PT) à presidência da República. Segundo Gleisi, o PT do Paraná tem seu foco na eleição presidencial de 2010 e sendo assim a candidatura dela ao Senado vai depender das alianças regionais para o candidato nacional.Adversário comumEmbora ainda lute para reverter no Supremo a decisão do TSE que cassou o seu registro de candidatura, Antonio Belinati (PP) deverá entrar na campanha do novo segundo turno em Londrina. Ele e o secretário do PTB do Paraná, Nivaldo Rocha Loures, se encontraram no Hotel Bourbon na semana passada. Nenhum dos dois revelou o resultado da conversa, mas pela expressão de ambos, tudo indica que Belinati deverá ajudar Barbosa Neto na disputa contra Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Documento

A mesa executiva da Assembleia Legislativa se reúne amanhã, às 11 horas. O encontro semanal da direção da Casa terá como um dos temas o projeto da transparência, que segundo o presidente da Assembléia, Nelson Justus, será apresentado em breve para votação.Mudança no Mercosul 1O Paraguai vai assumir a presidência do Parlamento do Mercosul (Parlasul). A eleição do substituto do deputado federal brasileiro Dr. Rosinha (PT-PR) será amanhã. Ainda serão escolhidos os integrantes da Mesa Diretora e os presidentes das comissões.

Mudança no Mercosul 2

A primeira reunião do Parlasul, em Montevidéu (Uruguai), também deve debater a entrada da Venezuela no bloco e a composição de integrantes do Parlamento sul-americano. A proposta do Brasil é que o país tenha 75 representantes; a Argentina, 33; o Paraguai e o Uruguai, 18 cada um e a Venezuela, 27. Hoje, cada um dos quatro países têm 18 representantes.

Pinga-fogo

"É preciso comparar quem tem maior viabilidade eleitoral, checar pesquisas para verificar a viabilidade eleitoral dos nomes nos estados. Por mais que as pessoas combatam as pesquisas, são elas que prevalecem sempre no momento das escolhas." Do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) sobre a definição do nome que disputará o governo em 2010 pelo partido. Alvaro corre por fora na disputa pela candidatura tucana ao governo do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]