• Carregando...
Ex-presidente Lula pediu a colaboração da militância do PT. | Ricardo Stuckert/ Instituto Lula
Ex-presidente Lula pediu a colaboração da militância do PT.| Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

apelo aos parlamentares

Lula fez um apelo para os parlamentares do partido para ajudar na divulgação positiva. “Nós somos da paz, mas eles não deixam a gente em paz. Querem bombardear o PT todo santo dia.”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta sexta-feira (12) do lançamento da plataforma de doações individuais do PT, realizado no 5.º Congresso da legenda em Salvador. Ele dedicou o discurso a fazer um apelo pela nova ferramenta que pode ajudar a resolver “parte dos problemas” do PT.

“Lembro que na campanha de 1989 a gente vendia camiseta, vendia até adesivo de carro para o segundo turno. Os tempos mudaram. Acho que naquele tempo a gente fazia PT com mais intensidade que hoje”, disse Lula como uma forma de incentivar a contribuição dos militantes. “Militante precisa ter a obrigação de dar uma pequena doação ao seu partido”, afirmou o ex-presidente.

O debate sobre o sistema de financiamento está entre os temas do congresso, que vem discutindo formas de viabilização financeira da legenda. O assunto passou a ocupar a pauta da sigla após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela proibição de doações privadas a partido. A votação ainda precisa ser concluída, mas a maioria dos ministros já se posicionou favoravelmente ao veto.

Em seu discurso, o ex-presidente repetiu que o partido passa por um momento difícil e que não há “solução individual”, frisando a argumentação de que a sigla é vítima de uma “tentativa muito bem planejada” de criminalização. Lula voltou a provocar a imprensa dizendo que não vão ser outras categorias, como jornalistas, que vão contribuir com a legenda. “Não vão ser os jornalistas que estão sendo demitidos em larga escala que vão ajudar”, afirmou.

O petista voltou a comparar a situação atual ao nazismo. “É só assistir a um filme pra ver como nasceu o nazismo ou o fascismo que a gente vê como começa”, disse. E falou também da presença do líder do Revoltados Online, Marcello Reis, no hotel onde ocorre o congresso – gerando revolta entre petistas. “Pode ter até desaforado que acha que pode vir pra ‘avacalhar’ o congresso do PT.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]