• Carregando...

Brasília (Folhapress) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) um relatório sobre o andamento das investigações de caixa 2 e desvio de dinheiro em curso no Executivo. Além de querer acompanhar o rumo dos trabalhos, Lula pediu para que se esclareça se há comprovação de corrupção em outras esferas do governo que não os Correios – estatal na qual um vídeo mostrando pagamento de propina deu início à crise política.

Thomaz Bastos deve apresentar o relatório até sexta-feira ao presidente e aos ministros que participam da coordenação de governo. O resumo deve reunir o trabalho da Polícia Federal nos últimos três meses e da Controladoria Geral da União, capitaneada pelo ministro Waldir Pires.

Na Polícia Federal estão em andamento quatro inquéritos, abertos a partir de denúncias que deram início ou recrudesceram a crise política: Correios, Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), Furnas e do suposto pagamento de mensalão, esquema de repasse de dinheiro que envolve o publicitário Marcos Valério e a antiga direção nacional do PT.

Segundo assessores, o presidente quer relatos constantes do andamento do trabalho dos órgãos de governo. A preocupação é que os trabalhos da Polícia Civil sejam rápidos e tragam resultados que possam diminuir o impacto da crise.

Lula também quer respostas políticas -como dizer que o governo está investigando com seriedade e conseguindo mais resultados do que as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) do Congresso.

Trabalho

O governo quer dar mais visibilidade aos resultados dos trabalhos da Polícia Federal, como os nove pedidos de prisão – entre eles o do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. Apenas quatro foram atendidos pela Justiça.

Além do pagamento de mesada a parlamentares da base aliada e a prática de caixa 2, o pagamento de propina nos Correios – estatal que era comandada pelo PTB –, a PF investiga o desvio de R$ 400 mil do IRB ao mês para o PTB, partido que indicou o ex-presidente do instituto Lídio Soares.

Outro inquérito investiga denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) sobre um esquema de desvio de dinheiro a partir de Furnas Centrais Elétricas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]