• Carregando...

Em meio a uma greve dos funcionários do INSS em todo o país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu propor a unificação das carreiras dos servidores públicos dos Três Poderes. Em reunião na manhã desta terça no Palácio do Planalto com os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, do Senado, Renan Calheiros, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, ficou acertado que será criado um grupo de trabalho para elaborar um plano de cargos e salários unificado para o funcionalismo do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Um plano de cargo e salários é um dos itens da pauta de reivindicações dos servidores do INSS. Eles também pedem melhores condições de trabalho e de atendimento à população.

Segundo o porta-voz André Singer, a proposta de Lula pretende valorizar o servidor, constituindo uma carreira única no serviço público federal. Na avaliação do presidente, isso permitiria que a administração tivesse um servidor público mais eficente, valorizado e bem remunerado. O porta-voz não informou se a proposta vai significar um aumento salarial para todas as categorias nem um impacto nas contas da União, já que o Legislativo e o Judiciário pagam salários superiores ao do Executivo.

Singer disse que não foi definido um prazo para apresentação da proposta, mas o grupo de trabalho começa a funcionar imediatamente, sob coordenação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que também participou de reunião, além do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]