O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que pretende anunciar medidas nas áreas de infra-estrutura e fiscal, antes de pensar na montagem do novo governo. O presidente disse que, com essas medidas, espera começar o ano "dando um salto de qualidade".
- Eu não estou preocupado em montar o governo. Eu tenho até 31 de dezembro. Preciso primeiro pensar em desobstruir algumas coisas na área de infra-estrutura e fiscal para que a gente possa começar o ano dando um salto de qualidade. Somente depois que tiver essas coisas, é que vou começar a pensar que governo vou fazer para o próximo ano - disse Lula, depois do almoço com o presidente do Peru, Alan Garcia.
O presidente disse não ver complicação na montagem do segundo governo, pois já tem formada uma equipe que ganhou as eleições. Lula afirmou que acaba de sair de um jogo, no qual obteve uma vitória considerável.
- Eu quero conversar com todas as bancadas dos partidos aliados porque quero explicar para eles que tipo de governo eu quero fazer, como é que a coisa vai funcionar e, a partir daí, eu começarei a pensar se vou mudar e, se vou mudar, quem eu vou mudar e quando eu vou mudar.
Na primeira reunião da coordenação de governo depois das eleições, realizada segunda-feira, Lula determinou que os ministros dos Transportes e de Minas e Energia fizessem um levantamento dos gargalos dos grandes projetos de infra-estrutura. Há problemas de financiamento, de ordem jurídica, e também pendências ambientais.
- Gil: 'Se vier a deixar o ministério, é para ficar em casa com o meu silêncio'
- Lula recebe apelos, mas evita se manifestar sobre permanência de Gil
- Lula deixa a entender que vai manter Haddad na Educação
- Lula recebe Jader Barbalho no Planalto para discutir novo governo
- Lula quer demissão coletiva de ministros no mês que vem
- PT não teme perder espaço no governo, diz Marco Aurélio Garcia



