• Carregando...
Rodrigo Maia, durante visita a Curitiba | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Rodrigo Maia, durante visita a Curitiba| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deflagrou nesta sexta-feira (6) sua campanha entre os deputados do Nordeste, no primeiro grande evento da campanha pela reeleição. Após passar pelo Rio Grande do Norte, onde se encontrou com o governador Robinson Faria (PSD) e alguns deputados, Maia reuniu três ministos e quase 30 deputados em um almoço no Recife. Oficialmente, o deputado ainda não admite ser candidato.

A maioria dos deputados que participaram do almoço em Recife eram da bancada pernambucana, mas também estiveram presentes parlamentares de outros quadro estados do Nordeste (Paraíba, Piauí, Bahia e Ceará). O evento contou ainda com a participação de três dos quatro ministros pernambucanos: Mendonça Filho (Educação), que é do mesmo partido de Maia, o tucano Bruno Araújo (Cidades) e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, do PSB.

Maiores partidos do Centrão terão encontro com o Planalto para fechar apoio a Maia

Leia a matéria completa

O almoço reuniu deputados das principais legendas, inclusive dos partidos dos três adversários de Maia na disputa de fevereiro: o PTB, do líder Jovair Arantes (PTB-GO), o PSD, do líder Rogério Rosso (PSD-DF) e o PDT, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), candidato da oposição. Estavam presentes deputados do PMDB, PSDB, DEM, PSB, PSD, PTB, PDT, PCdoB, PHS e PT do B.

Estavam ausentes os dois deputados pernambucanos do PP, Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro. Segundo parlamentares presentes, os que discursaram mostraram apoio e a força da candidatura do atual presidente da Casa, embora o próprio Maia venha repetindo publicamente que não é candidato e que está amadurecendo sua candidatura.

“O significativo disso é que ele fez uma espécie de encontro do Nordeste. Estive lá por uma questão de civilidade, mas voto no André (Figueiredo). Agora, estou impressionado com a força da candidatura dele: quantidade de ministros presentes, de parlamentares em férias e os discursos de apoio no evento”, relatou Silvio Costa (PTdoB- PE).

Ao falar, Rodrigo afirmou que assumiu num contexto singular, num mandato-tampão, e que, por isso, teve que ficar muito limitado à agenda nacional.

“A candidatura do Rodrigo está consolidada, e o risco hoje é mínimo. O almoço foi uma demonstração de muita força com a presença de todos os deputados”, disse um participante do evento.

Estigmatizado e dividido sobre comando da Câmara, Centrão rejeita a própria “alcunha”

Leia a matéria completa

De acordo com participantes, estavam presentes 20 dos 25 deputados pernambucanos, quatro da Paraíba, dois do Piauí, um da Bahia e um do Ceará. Os ministros sustentaram, entre os deputados, que estavam presentes por uma questão de civilidade, já que são do estado. O líder em exercício do PSB, Tadeu Alencar, que coordenou o almoço, ao falar no evento disse que a bancada ainda não se definiu. Jarbas Vasconcelos elogiou Maia.

Maia manterá a agenda de viagens. A próxima parada será Alagoas, onde se reunirá com o governador Renan Filho e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A presença no estado vai ocorrer porque deputados não ligados a Renan também estão pedindo encontro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]