
O vereador João Cláudio Derosso (PSDB) deveria se afastar da presidência da Câmara Municipal até que fossem concluídas as investigações sobre a possibilidade de mal uso de verba pública com publicidade. Essa é a opinião da grande maioria dos curitibanos, de acordo com levantamento do Paraná Pesquisas feito com exclusividade para a Gazeta do Povo.
A pesquisa, feita entre os dias 12 e 15 de agosto, revela que 70,5% das pessoas maiores de 16 anos da capital tiveram conhecimento das denúncias sobre os gastos com publicidade na Câmara dos Vereadores de Curitiba. Dessas, 90,5% disseram que Derosso deve se afastar do cargo até o fim das investigações. A reportagem tentou contato com o vereador para comentar os números, mas não obteve retorno.
O tucano está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual (MP) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TC) por supostamente ter direcionado a licitação de serviços de publicidade para favorecer sua mulher, Cláudia Queiroz Guedes. A agência dela foi uma das vencedoras em licitação promovida em 2006. Em cinco anos, a empresa geriu R$ 5 milhões em verbas públicas.
O caso foi levado ao Conselho de Ética da Câmara Municipal e também motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), após semanas de tensão e discussão entre os vereadores. A CPI, inicialmente descartada pelos aliados de Derosso, se tornou uma realidade diante da pressão popular. Dos 38 vereadores, só deixaram de assinar o próprio Derosso e João do Suco (PSDB), que está em viagem no exterior.
Derosso também é suspeito de ter cometido outras irregularidades. Neste ano ele contratou uma cunhada, o que é proibido pela súmula do nepotismo. Também há a suspeita de contratação de quatro fantasmas que também constavam na lista de funcionários da Assembleia Legislativa. Na semana passada, o MP propôs à Justiça uma ação civil por dano ambiental na construção de um empreendimento imobiliário de sua família.
Proximidade
Entre as pessoas que tiveram conhecimento das denúncias contra Derosso, se destacam aquelas com ensino superior (veja infográfico). Também houve maior repercussão entre as pessoas com mais de 45 anos 81% delas souberam das supostas irregularidades nos contratos de publicidade.
"São porcentuais elevados. O índice de 90% que pede o afastamento mostra a gravidade dos problemas apresentados", observa Ricardo Oliveira, professor de Ciência Política da UFPR.
De acordo com o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os números são altos devido à proximidade do curitibano com os vereadores. "A população não condena nem absolve. Mas quer uma resposta, quer que seja esclarecida a suspeita", afirma. Segundo ele, independentemente de a verba ter sido utilizada com publicidade, o que preocupa o curitibano é o mal uso de dinheiro público de forma geral.
O levantamento mostra também que todos os vereadores sentirão o impacto da investigação que recai sobre Derosso. A maioria quer que o parlamentar em que votou em 2008 tome alguma atitude em relação ao caso. Além disso, grande parte dos curitibanos diz que vai "cobrar" mais os vereadores. "É um assunto da cidade. O vereador mora aqui, convive no bairro, é encontrado facilmente. Por isso ele será mais cobrado do que os deputados com as irregularidades na Assembleia", observa Hidalgo.




