• Carregando...
Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa | Sandro Nascimento/Alep
Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa| Foto: Sandro Nascimento/Alep
  • Reinhold Stephanes Jr., deputado estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB, foto), rebateu ontem a carta-resposta do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), ao pedido feito pela Casa para que ele se empenhe na liberação dos empréstimos solicitados em Brasília. Bernardo afirmou que o caminho para obter os recursos é "cumprir a lei", o que, segundo ele, o governo não vinha fazendo. Rossoni disse que os empréstimos não foram autorizados por razões políticas. "Continuamos governando para construir estádios. Mas, quando se quer atender melhor a saúde, a educação, tem todas essas exigências [da União]", afirmou o tucano. Rossoni disse ainda que subirá na tribuna para cumprimentar a presidente Dilma Rousseff se ela anunciar hoje a liberação dos demais empréstimos que o estado aguarda.

Legislativo zen

Os deputados estaduais gastaram alguns minutos da sessão de ontem meditando. Fecharam os olhos, inspiraram, expiraram e "esvaziaram" os pensamentos. Eles foram orientados por uma representante da ONG Mãos Sem Fronteiras. "É aí que eu me pergunto o que estou fazendo aqui? Será que quem votou em mim ficou feliz com isso?", ironizou um parlamentar.

Escritório no PR

O promotor de Justiça Laércio Januário, do Gaeco de Maringá, quer a instalação de um consulado dos EUA no Paraná. Por meio de ofício, ele pediu à Assembleia Legislativa que convença o governo estadual a iniciar conversas com a embaixada norte-americana nesse sentido. A ideia foi motivada pela Operação Boa Viagem, que desvendou um esquema para obter vistos para os EUA com o objetivo de promover a imigração ilegal.

Arquivado

Em meio a um intenso bate-boca entre procuradores, a investigação sobre as viagens a Paris que o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), fez com o empresário Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta, foi arquivada ontem. A investigação foi aberta no ano passado, após a divulgação de fotos de Cabral com Cavendish em Paris. Elas mostravam uma missão oficial e uma viagem particular, ambas em 2009.

Encontro com Temer

O vice-presidente da República, Michel Temer, vai receber a bancada estadual do PMDB no dia 4 de dezembro. Na reunião, os parlamentares poderão dizer o que pensam sobre o quadro eleitoral no Paraná. Hoje, o partido está rachado em três alas: a dos deputados estaduais, a do senador Roberto Requião e a do ex-governador Orlando Pessuti. Se prevalecer o desejo dos parlamentares, o PMDB irá apoiar a tentativa de reeleição do governador Beto Richa (PSDB).

Orçamento impositivo

Os senadores retomam hoje a votação da proposta de emenda à Constituição que institui o orçamento impositivo. O texto torna obrigatória a execução de emendas parlamentares ao orçamento da União. O texto-base foi aprovado na terça-feira passada. O fim do voto aberto no Legislativo também volta à pauta hoje.

Gabrielli prestigiado

Deputados petistas saíram ontem em defesa do ex-pre­sidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, précandidato do PT ao governo da Bahia. Um contrato de US$ 825,6 milhões da petroleira brasileira com a Odebrecht, fechado em 2010, está sendo investigado por suspeita de superfaturamento.

Pinga-fogo

"E o pior: esse suplente de deputado que quer ser senador é dono de quase todos os pedágios do Paraná."

Reinhold Stephanes Jr., deputado estadual (PMDB), em seu perfil no Twitter, em "recado cifrado" ao deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR).

Colaborou: Euclides Lucas Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]