• Carregando...

O governador Requião assinou ontem a ficha de filiação ao PMDB de mais quatro prefeitos. Luiz Cassiano, de Pinhais, deixou o PRP; Nilson Padilha, de Mato Rico, o PP; Maria Aparecida Pirani, de Flórida, saiu do PTB e José Vitorino Preste, de Pinhão, estava sem partido. O grupo foi levado à Granja Cangüiri pelo deputado Cleiton Kielse (PMDB).

Em campanha – O ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi continua desempenhando sua função de presidente do Instituto Tancredo Neves (do PFL) de divulgar as idéias do partido pelo estado. Cassio esteve em Guarapuava e Campo Mourão, no último fim de semana e segue amanhã para Cianorte. Seu trabalho já lhe rendeu o convite para presidir o Instituto nacionalmente. O ex-prefeito já disse que concorre em 2006, só não decidiu ainda o cargo.

Cancelado – O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, deputado José Domingos Scarpellini (PSB), lamentou o cancelamento da videoconferência organizada pela Câmara Federal, que debateria o referendo sobre Estatuto do Desarmamento. "Perdeu-se uma grande oportunidade de iniciar um debate aberto com a sociedade porque o tempo está passando e a comunidade precisa estar preparada para votar no referendo", disse.

Calouros – Um grupo de deputados federais do PT, todos em primeiro mandato, está se reunindo com freqüência desde que a atual crise política foi deflagrada. O G13, como é chamado, se reúne há mais de um ano para discutir conjuntura e partilhar dificuldades comuns. "O resultado do debate se transformou em um documento que contém propostas para a liderança da bancada na Câmara e para a Direção Nacional do PT", afirmou o parlamentar paranaense Assis do Couto.

A ilha – O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT), também participou da audiência em que prefeitos de várias cidades brasileiras reivindicaram ao presidente Lula soluções para baixar a tarifa do transporte coletivo. Baka aproveitou a ida a Brasília para discutir com o Ministério do Planejamento a transferência da Ilha de Valadares do patrimônio da União para o município de Paranaguá.

Candidato próprio – A direção do PL no Paraná decidiu que o partido vai lançar candidato próprio para a disputa do governo do estado em 2006. De acordo com o presidente da legenda, deputado federal Oliveira Filho, a intenção é lançar chapa completa. O nome mais cotado, para a disputa do governo estadual, é do ex-prefeito de Guarapuava Vitor Hugo Burko.

Carrinheiros – O vereador Stephanes Júnior (PMDB) vai promover um fórum de discussão, amanhã na Câmara, sobre o projeto de sua autoria que propõe o cadastramento de todos os carrinheiros da cidade. Stephanes quer ouvir as pessoas envolvidas e propor novas medidas para a categoria, entre elas a que prevê a venda de espaço publicitário nos carrinhos.

Estacionamento – A Comissão de Urbanismo da Câmara de Curitiba se reuniu para discutir a questão dos estacionamentos pagos em hospitais, universidades e shoppings centers. Segundo o vereador Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), presidente da Comissão, o objetivo do encontro é trazer a discussão para a Câmara e tomar um posicionamento sobre o impasse da cobrança ou não do estacionamento.

Plano X – A notícia de que o secretário de governo, Maurício Ferrante, estaria cogitando passar a negociar com a bancada aliada através dos diretórios regionais dos partidos, não agradou aos vereadores. Vereadores de votação expressiva dizem que, se a nova ordem for levada a cabo, pode prejudicar a administração. "Respeito a prefeitura e os dirigentes de partidos, mas os vereadores não dependem deles para se eleger", disse Fábio Camargo (PFL).

Assinatura – O vereador Jônatas Pirkiel (PL) ficou em uma situação difícil ontem. Como era relator de um projeto que ele havia assinado, a bancada do PT argumentou que o vereador não poderia assumir a relatoria. Pirkiel, então, disse que a assinatura não era dele. Com a ameaça de uma abertura de processo por falsidade ideológica contra quem teria assinado por ele, voltou atrás e lembrou-se do ato da assinatura. O projeto, polêmico, é o que modifica o código de ética da Câmara de Vereadores.

Pinga-fogo

* O prefeito Beto Richa (PSDB) pediu autorização aos vereadores para se ausentar de 11 a 25 de setembro. Ele vai ao Japão participar da 33.ª Missão econômica Brasil–Japão.

* O deputado federal Walter Barelli (PSDB/SP), ex-ministro do Trabalho, participa na próxima segunda-feira de uma palestra promovida pelo Instituto Teotônio Vilela do Paraná.

* Ele falará sobre "Reforma Trabalhista, um instrumento de modernização social e econômica". ••• Quem quiser ouvir o ex-ministro, terá que trocar um litro de leite pelo ingresso na sede do instituto.

* O vereador João Cláudio Derosso (PSDB) vai preparar hoje o Risoto à la Sapolândia (nome da sua chácara) para um canal de televisão local.

* O ex-jogador de futebol Djalma Santos recebe na sexta-feira, na Câmara de Curitiba, o título de cidadão honorário.

* Djalma foi bicampeão do mundo em 1958 e 1962 e encerrou a carreira no Atlético, em 1970.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]