• Carregando...

mãe da menina de 12 anos que morreu no domingo, com suspeita de febre maculosa, foi internada com os mesmos sintomas da garota. Dois irmãos da menina, de 5 e 10 anos, estão sendo submetidos a exames. A menina foi internada às 19h45m de sexta-feira no Hospital Jabaquara e morreu às 10h30m deste domingo. Ela morava numa casa vizinha ao Parque do Estado, área da cidade que apresenta infestação de carrapato, que quando infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii transmite a doença. Foram registradas este ano em São Paulo 16 mortes por febre maculosa, doença mais comum em áreas rurais. A capital registrou uma morte. A cidade com mais ocorrências é Piracicaba, onde oito pessoas já morreram este ano vítimas da doença.

Agentes da Vigilância Sanitária vão visitar nesta quarta-feira casas dos bairros do Jabaquara e Vila Mariana para orientar os moradores e distribuir folhetos sobre a doença. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça e pelo corpo, e pintinhas vermelhas na palma das mãos e na sola dos pés.

O médico Thiago Mendes, da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, afirma que as pessoas devem evitar entrar no mato na área infectada e não deixar que animais domésticos, como cães e gatos, o façam, pois eles podem levar carrapato para dentro das casas. A orientação é, em caso de a pessoa ser picada por carrapato, procurar imediatamente um posto de saúde ou pronto-socorro. Segundo ele, o risco de contrair febre maculosa existe na área do Parque do Estado.

- O risco existe. Tivemos um caso por morte maculosa no ano passado e um no início deste ano - afirmou o médico, acrescentando que está sendo feito um trabalho conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses e com agentes de saúde.

A menina que morreu domingo teria sido picada por carrapato uma semana antes. Ela costumava brincar num campo de futebol ao lado do Parque do Estado. A mãe teria visto o carrapato na menina e tirado.

A causa da morte ainda não está confirmada. Os resultados dos exames, que devem confirmar ou não a febre maculosa, ficam prontos dentro de cinco dias, segundo a Coordenação da Vigilância em Saúde (Covisa).

Existem na cidade dois focos do carrapato transmissor da febre maculosa na capital. Um fica no Parque do Estado, na zona sul da cidade, e outro na região do Horto Florestal, na zona norte. Também na área urbana de Mogi das Cruzes foi identificado caso da doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]